frase do dia: ‘a homofobia é mais uma constatação da perda da ternura no mundo, ser
preconceituoso com os LGBTs é retroceder; além de prejudicar o crescimento humano.’

(letícia spiller - atriz brasileira)

última atualização: 19/08/2009 20:36:42

domingo, 28 de junho de 2009

28 de junho: dia do orgulho gay

dia do orgulho gay

Nesta data, há exatos quarenta anos, um grupo de lésbicas, travestis e gays uniram-se em torno do bar Stonewall Inn, em Nova York, para protestar contra os constantes ataques da polícia. A batalha durou três noites e acabou virando símbolo do movimento gay moderno. No ano seguinte, no dia 28 de junho de 1970, Nova York viu sua primeira parada gay, para lembrar o levante do ano anterior. Hoje, estão acontecendo paradas em todo o mundo.

E no Rio de Janeiro, vários eventos de psicanálise para comemorar os 40 anos da Marcha de Stonewall, e que pretendem discutir e esclarecer pontos importantes da visão de psicólogos e psicanalistas, grandes aliados do movimento, sobre a diversidade sexual. Nestes eventos, os psicanalistas retomam os conceitos de Freud e de Lacan para trazerem à luz para a sociedade o que a psicanálise tem a dizer sobre o assunto. Já em 1935, ao responder a uma mãe preocupada com a homossexualidade do filho, Freud apontava que esta não é nenhuma desvantagem, nem tampouco uma vantagem: ela não é motivo de vergonha, não é uma degradação, não é um vício e não pode ser considerada uma doença.



Temas relacionados:
o que foi a marcha de stonewall

2 comentários:

Arsênico disse...

E viva a Diversidade... por seria tão chato se todos fossemos considerados "normais"...

***

umBeijo!

Caricaturas Urbanoides disse...

Seria interessante postar algumas palestras q são abertas ao publico pelo crp. Não sei se vc tem a agenda, mas se quiser eu repasso.
abraços