frase do dia: ‘a homofobia é mais uma constatação da perda da ternura no mundo, ser
preconceituoso com os LGBTs é retroceder; além de prejudicar o crescimento humano.’

(letícia spiller - atriz brasileira)

última atualização: 19/08/2009 20:36:42

terça-feira, 17 de julho de 2007

mulheres e lésbicas através dos tempos


580 A.C - A poetisa Safo funda uma escola só para mulheres na ilha grega de Lesbos. Ensina arte, música e poesia. Seus poemas líricos são dedicados às suas alunas e são repletos de declarações de amor, paixão e alusões ao ato sexual. A fama dessa habitante de Lesbos fez com que a palavra "lésbica" fosse criada, mais tarde, para designar a mulher que ama outra mulher.

400 A.C - A filósofa Filênis, também de Lesbos, escreve uma espécie de kama-sutra lésbico, ilustrado e em versos.

60 D.C - A guerreira celta Boadicea luta contra os invasores romanos para defender seu povo. Vestindo uma armadura e conduzindo uma biga, tornou-se uma das grandes heroínas da história inglesa.

1431 - Joana D'Arc é queimada na fogueira não por traição ou heresia, mas - dizem - por recusar-se a vestir roupas femininas.

1576 - As portuguesas Isabel Antonia e Francisca Luis são condenadas ao degredo e mandadas ao Brasil, por prática de lesbianismo.

1592 - As brasileiras Felipa de Souza e Paula Sequeira são condenadas por lesbianismo pelo Santo Ofício durante a primeira visitação da Inquisição portuguesa ao Brasil.

1600 - Nzingha, rainha africana de Matamba alia-se aos holandeses para lutar contra os portugueses em Angola. Lidera a guerrilha por 18 anos e só depois de sua morte, Angola torna-se finalmente uma colônia de Portugal.

1649 - Mary Hammon e Goodwife Norman são acusadas de lesbianismo no estado de Massachussets. Norman, acredita-se, foi a primeira mulher a ser condenada por esse ato nos Estados Unidos.

1654 - A Rainha Christina da Suécia, abdica do trono após ter recusado um casamento por conveniência. Fica livre para viver sua vida com a camareira, Ebba Saprre.

1710 - As piratas lésbicas Anne Bonny e Mary Read encontram-se no porto de New Providence, nos Estados Unidos, e iniciam um romance cheio de aventuras, saqueando navios até serem capturadas na Jamaica, onde foram sentenciadas à prisão.

1792 - Nasce na Bahia Maria Quitéria, moça valente que vestiu-se de homem para lutar pela independência do Brasil.


Rainha Cristina, Anne Bonny, Mary Read e Maria Quitéria


1810 - As professoras Marianne Woods e Jane Pirie são acusadas por uma aluna de uma internato por conduta imoral e criminosa. 120 anos depois a escritora Lillian Helmann inspira-se nesse caso para escrever a peça "The Children's Hour".

1822 - A Imperatriz Leopoldina assina a carta de Independência do Brasil, depois proclamada por D. Pedro. Leopoldina, dizem, manteve um caso amoroso com a governanta de seus filhos a escritora e viajante inglesa Maria Graham.

1876 - Nasce Natalie Barney, anfitriã de um dos salões de maior sucesso em Paris durante toda a primeira metade do século XX. Lésbica auto-proclamada, escreveu ensaios em defesa do lesbianismo e inspirou personagens lésbicos de Djuna Barnes, Colette, Radclyffe Hall, Compton McKenzie e Marcel Proust.

1886 - Nasce Ma Rainey, a mãe do blues, que foi amante de Bessie Smith e mais umas tantas mulheres. Ma apresentava-se vestida de homem e alardeava seu próprio lesbianismo, escrevendo canções safadas e divertidas.


Imperatriz Leopoldina, Natalie Barney e Ma Rainey


1890 - A chinesa Jiu Jin, que costumava chamar-se a si mesma de Qinxiong (que quer dizer "a que compete com os homens") é acusada de traição pelo governo de Manchu. Ela incomodava os poderosos por vestir-se de homem e por seus poemas e atitudes feministas.

1904 - Renée Vivien publica seu livro "A Woman Appeared to Me", um relato auto-biográfico de seu romance com a musa Natalie Barney.

1920 - Vita Sackville-West, escritora inglesa rompe seu turbulento romance com Violet Trefusis, affair que escandalizou a sociedade inglesa, e retoma seu casamento com Harold Nicholson, gay. Ela continua a ter casos com mulheres, mas procura ser mais discreta.

1923 - Emma Goldman é declarada "a mulher mais perigosa da América" pelo FBI por sua defesa dos direitos iguais para mulheres e gays.

1928 - São publicados os livros "O Poço da Solidão", de Radclyffe Hall, "Ladies Almanack", de Djuna Barnes e "Orlando", de Virginia Woolf. Os dois primeiros livros falam abertamente de lesbianismo e o terceiro conta a história de Orlando, um homem que através dos tempos torna-se mulher. As três escritoras eram lésbicas.

1929 - Marguerite Yourcenar, escritora francesa e lésbica, publica "Alexis", um relato fictício de um jovem que se descobre homossexual.


Renée Vivien, Vita Sackville-West, Emma Goldman, Radclyffe Hall, Djuna Barnes, Virginia Woolf e Marguerite Yourcenar


1930 - Isaura do Céu, estudante brasileira se apaixona por sua vizinha, Dona Laura. O marido desta última representa um empecilho ao romance e elas resolvem assassiná-lo. As duas são presas.

1932 - A escritora Anaïs Nin inicia um triângulo amoroso com Henry Miller e sua amante, June. O romance, anotado em seu diário, é transformado no livro "Henry e June", publicado no ano de 1986.

1943 - A sargenta Johnnie Phelps recusa-se a demitir lésbicas de seu batalhão a pedido do presidente Eisenhower. Responde ao presidente que, se tiver que dispensar as homossexuais, ficaria sem nenhum efetivo...Eisenhower retira a ordem e as lésbicas continuam a servir o exército americano.

1948 - A escritora americana Jane Bowles - judia - inicia seu romance com a marroquina Cherifa - muçulmana - no mesmo ano da criação do estado de Israel. Sinal de que o amor lésbico ultrapassa culturas e religiões.

1951 - Elizabeth Bishop, poeta americana desembarca no Brasil e alguns meses depois inicia seu romance com a arquiteta brasileira Lota Macedo Soares.


Anaïs Nin, sargenta Johnnie Phelps, Jane Bowles e Elizabeth Bishop


1955 - As "Filhas de Bilitis", primeira organização lésbica do mundo, é fundada em San Francisco, Califórnia.

1967 - Jane Joplin, cantora, no auge do movimento hippie declara ser bissexual. O amor livre é um conceito que se espalha pelos quatro cantos do planeta.

1973 - Um grupo de dez lésbicas feministas fundam nos Estados Unidos uma gravadora, a Olivia Records, para lançar apenas discos de mulheres e lésbicas. Organizam um festival anual de música, apenas com mulheres, que torna-se um sucesso estrondoso.

1977 - A reverenda Ellen Barrett é a primeira lésbica assumida a ser ordenada pela Igreja Episcopal, nos Estados Unidos.

1978 - Gal Costa ao lançar o seu disco Caras & Bocas, diz em entrevista que já dormiu com homens e mulheres.

1979 - É fundado o primeiro Grupo Lésbico do Brasil, o LF (Lésbico-Feminista).

1980 - Angela RôRô lança seu primeiro disco, que atinge os primeiros lugares nas paradas de sucesso. Lésbica assumida, Rôrô torna-se ícone da sapataria nacional.

1983 - A cantora Marina Lima assume sua bissexualidade em entrevista à revista Slogan, de Salvador.


Janis Joplin, Gal Costa, Angela RôRô e Marina Lima


1988 - A novela "Vale Tudo", de Gilberto Braga, mostra pela primeira vez numa novela brasileira um casal de lésbicas. A novela coloca em discussão a questão do direito de herança do parceiro homossexual quando uma delas morre logo no início da trama.

1992 - A coronel Margarethe Cammermeyer, do exército americano, é demitida depois de admitir ser lésbica. O caso inspirou um filme para a TV com Glenn Close no papel principal.

1993 - A cantora canadense k.d.lang sai do armário depois de se dizer cansada das fofocas a seu respeito.

1994 - A tenista Martina Navratilova, a melhor tenista de todos os tempos, retira-se das quadras. Lésbica assumidíssima, passa a batalhar pelos direitos dos gays e lésbicas.

1997 - A atriz Ellen DeGeneres sai do armário juntamente com sua personagem Ellen Morgan. Ellen torna-se a primeira sit-com americana com uma protagonista assumidamente lésbica. Um ano depois, a série é tirada do ar por pressão dos patrocinadores, segundo Degeneres.

1998 - A novela "Torre de Babel" apresenta pela primeira vez na TV brasileira um casal de lésbicas feliz e sem problemas. Devido às pressões das pesquisas junto à audiência, a direção da emissora resolve eliminar o casal de pombinhas matando-as durante um incêndio num shopping.

1999 - A cantora brasileira Cássia Eller sai do armário e diz, durante as gravações do acústico MTV de Rita Lee que ela é espada!

2000 - A cantora americana Melissa Etheridge anuncia que ela e sua esposa tiveram um filho graças ao esperma doado pelo roqueiro Crosby, da banda Crosby, Stills, Nash & Young que foram sucesso nos anos 60/70.



novela "Vale Tudo", coronel Margarethe Cammermeyer, k.d.lang, Martina Navratilova, Ellen DeGeneres, novela "Torre de Babel", Cássia Eller e Melissa Etheridge


Um comentário:

Rakel disse...

Muito show seu blog, quase site de interesse les, eu tentei fazer um, visite ele la.. Vou colocar o seu como favorito no meu... E se permitir pegar algumas informações do seu site pra colocar no meu... Claro com a devida referencia...

Visite la:
http://mulheresmaravilhosas.blog.terra.com.br/

Bjao