frase do dia: ‘a homofobia é mais uma constatação da perda da ternura no mundo, ser
preconceituoso com os LGBTs é retroceder; além de prejudicar o crescimento humano.’

(letícia spiller - atriz brasileira)

última atualização: 19/08/2009 20:36:42

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

asteróide é batizado com nome de um gay

Pela primeira vez na história um asteróide foi batizado com o nome de um gay assumido. Trata-se do asteróide descoberto por dois astrônomos japoneses em 1994. Inicialmente chamado de 1994 GT9 e agora rebatizado 7307 Takei. O nome foi escolhido em homenagem ao ator assumido George Hosato Takei, de 70 anos, eternizado como Mr. Hikaru Sulu (foto da esquerda), oficial do leme na telessérie de ficção científica de 1966 ‘Jornada nas Estrelas’ (‘Star Trek’) e nos filmes para o cinema relacionados à série.

Atualmente ele é Kaito Nakamura (foto da direita), pai de Hiro na série ‘Heroes’. O asteróide fica localizado entre Marte e Júpiter, na segunda estrela à direita. "Eu sou agora um corpo celestial. Eu soube disso ontem, eu quase perdi a respiração. Eu vim limpo, céu azul...como um asteróide", disse emocionado Takei. "Esse é o nome que será usado eternamente", disse Tom Burbine, professor de astronomia da Mount Holyoke College e quem sugeriu a troca do nome do asteróide e que foi aprovado pelo 'International Astronomical Union's Committee'.

Existem cerca de 165 mil asteróides identificados, mas apenas 14 mil tiveram nomes aprovados. Takei já participava de movimento de defesa dos gays quando, em 2005, revelou sua homossexualidade. A revelação foi feita na revista "Frontiers", publicação de Los Angeles voltada para a comunidade GLS. O ator disse que vive com seu companheiro Brad Altman há vinte anos. "O mundo mudou desde a minha juventude quanto à vergonha de ser gay. A união civil entre pessoas do mesmo sexo é hoje uma questão política, algo impensável quando eu era adolescente." Na época da revelação, Takei estava em cartaz na peça "Equus", em um teatro em Los Angeles. Ele vivia o papel de um psicanalista. Segundo Takei, o personagem - um "homem frustrado" - o ajudou a decidir em tornar pública sua orientação sexual.

Nenhum comentário: