frase do dia: ‘a homofobia é mais uma constatação da perda da ternura no mundo, ser
preconceituoso com os LGBTs é retroceder; além de prejudicar o crescimento humano.’

(letícia spiller - atriz brasileira)

última atualização: 19/08/2009 20:36:42

terça-feira, 8 de abril de 2008

chile, microsoft, desmond tutu, uruguai

primeiro metalúrgico chileno que assume ser gay
O presidente da Confederação dos Metalúrgicos de Cobre do Chile na entrevista para a revista feminina ‘Paula’, assumiu que é homossexual. Cristian Cuevas (foto) endossa nas declarações o preconceito da indústria e a importância das trabalhadoras mulheres em um meio estritamente machista. "Eu espero que as companheiras se rebelem e não esperem que os homens lhe digam o que fazer", disse Cuevas. No Chile, esta é a primeira vez que um metalúrgico assume ser homossexual e para Cuevas será a última vez que toca sobre sua homossexualidade por não considerar que a sua orientação sexual seja a coisa mais importante. A "confissão" do responsável pela greve de dois meses em uma das metalúrgicas mais importantes do Chile, Codelco, teve repercussão imensa, tendo sido tema de debates de partidos, sindicatos e grupos gays sobre a discriminação sexual que afeta trabalhadores gays, lésbicas, bissexuais e transexuais do Chile.

pioneiro da microsoft deixa fortuna para ONGs gays
Um dos primeiros funcionários da Microsoft e abertamente gay, Ric Weiland, deixou US$ 65 milhões para grupos em defesa dos gays, de vítimas da AIDS e organizações voltadas para educação. Weiland, de 53 anos, suicidou-se em julho de 2007 por causa de depressão e seu testamento só foi revelado agora. Ele deixou o parceiro, Mike Schaefer, e alguns sobrinhos. A quantia de US$19 milhões foi entregue diretamente para a ONG ‘Pride Foundation’ e mais quatro grupos escolares pró-GLS, formando no total a doação mais alta feita a fundações GLS até agora. Weiland foi contratado por Paul G. Allen e Bill Gates em 1975 na fundação da Microsoft. "Ric era um grande amigo, um excelente programador e um homem muito generoso", disse Allen. Após a saída da Microsoft em 1988, Weiland se dedicou a causas filantrópicas, assim como ao ativismo gay, onde colaborava diretamente com a ‘Pride’ em Seatle.

arcebispo receberá prêmio por defesa dos direitos GLBT
Desmond Tutu, arcebispo mundialmente conhecido por sua luta contra o racismo na África do Sul, o que lhe rendeu um Prêmio Nobel da Paz, receberá hoje, dia 8 de abril, uma premiação por seu apoio à luta pelos direitos da comunidade GLBT mundial. A ‘Comissão Internacional dos Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Trans e Bissexuais’, grupo que trabalha em prol do respeito aos direitos da comunidade pelo mundo, concederá o prêmio ao arcebispo na ‘Catedral da Tolerância’, em São Francisco, nos Estados Unidos. Tutu sempre trabalhou denunciando as ações de discriminação pelo mundo, dentre as quais a discriminação baseada na orientação sexual. Esta luta chegou inclusive a lhe render a incompreensão dos outros membros do clero, quase sempre contrários aos direitos da comunidade GLBT.

para o uruguai só falta a adoção gay
O Uruguai, além da marca histórica de ser o primeiro país da América do Sul a aprovar a união gay em nível nacional, está próximo a permitir também a adoção de crianças por casais homossexuais. O projeto de lei da bancada do governo "Frente Amplio" se encontra em análise por uma comissão do Senado e permite a casais com cinco anos de união opção de adotar crianças. O projeto foi apresentado pela senadora Margarita Percovich e sua aprovação é uma das prioridades neste ano.

Nenhum comentário: