frase do dia: ‘a homofobia é mais uma constatação da perda da ternura no mundo, ser
preconceituoso com os LGBTs é retroceder; além de prejudicar o crescimento humano.’

(letícia spiller - atriz brasileira)

última atualização: 19/08/2009 20:36:42

terça-feira, 30 de setembro de 2008

livro: o mercado GLS

sub-titulo: como obter sucesso com o segmento de maior potencial na atualidade
autores: laura bacellar e franco reinaudo
editora: edições GLS

Os autores, ambos com ampla experiência em negócios GLBTT, apresentam um perfil do público que o constitui e suas características muito peculiares, com base nisso indicam o caminho para que empreendedores tenham sucesso na investida. Explicam os erros mais comuns dando exemplos de desastres e acertos, explicam como qualquer empresa pode, a partir de uma comunicação acertada e de um atendimento cuidadoso, cativar essa clientela crítica e exigente.

De acordo com Franco Reinaudo, no Brasil o pessoal tem mania de achar que todo mundo é igual. Tratam gays e lésbicas da mesma maneira e não é assim que funciona. Pela falta de informações sobre a comunidade, tem gente que pensa 'ah, vou pintar de rosa e montar o estabelecimento' e por isso acaba não dando certo, pois se baseiam em estereótipos. Como faltam pesquisas que falem do consumo desta população e por conta da ausência de dados, muitos empresários vão á falência por não conhecerem as especificidades dos consumidores GLBTT. O que falta é pesquisar e se preparar.

O mercado voltado para o público gay nunca foi tão explorado como agora, muitos são os nichos que investem neste mercado cheio de peculiaridades que, segundo pesquisas, possui uma renda mais alta do que a média da população, além de características como ser mais culto, extremamente exigente e donos de uma sensibilidade para detectar as diversas formas de preconceito.

Entender a diferença entre homossexuais e heterossexuais é essencial, mas não é suficiente para quem deseja realizar bons negócios junto ao público GLBTT, aquele que apresenta um dos maiores potenciais de consumo da atualidade. A idéia do livro surgiu para nortear futuros empresários que queiram abrir negócios destinados nessa área e nada melhor que um livro escrito por especialistas também brasileiros. O livro traz, ainda, um glossário de definições e termos sobre as minorias sexuais e sugestões de etiqueta da comunidade, para não fazer feio ao atender clientes tão especiais.

Laura Bacellar trabalha em editoras desde 1983. Fundou e dirigiu o primeiro selo editorial inteiramente dedicado às minorias sexuais, Edições GLS. Já foi editora em casas pequenas, como a ‘Mercuryo’, e enormes, como a ‘Scipione’. Escreveu três livros, adaptou cinco clássicos do inglês, ‘Robinson Crusoé’, ‘Drácula’, ‘Sherlock Holmes’, ‘Frankenstein’ e ‘Rei Artur’ e é co-autora, com o índio cariri Tkainã, do juvenil ‘Mãe d'água’. Dá cursos regularmente para autores e editores em instituições como a ‘Universidade do Livro’, ligada à Unesp. Mantém o site escreva seu livro, que é bastante utilizado por editores para instruir autores que os procuram. Atualmente trabalha como free-lancer para várias grandes editoras e é responsável pela 'Editora Malagueta', a primeira editora dirigida a lésbicas do Brasil.

Franco Reinaudo é criador da ‘Álibi Turismo’, empresa de turismo sediada em São Paulo, a primeira empresa do ramo para o público gay e é um dos fundadores da ‘ABRAT GLS - Associação Brasileira de Turismo GLS’.

Nenhum comentário: