frase do dia: ‘a homofobia é mais uma constatação da perda da ternura no mundo, ser
preconceituoso com os LGBTs é retroceder; além de prejudicar o crescimento humano.’

(letícia spiller - atriz brasileira)

última atualização: 19/08/2009 20:36:42

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

a homossexualidade no decorrer da história - inquisição

Inquisição - do latim Inquisitio Haereticæ Pravitatis Sanctum Officium

galileu tela de cristiano banti

Para os reformistas que consideravam a igreja dispensável e acreditavam que o Reino de Deus estaria no coração de cada um, a Igreja deu o seu recado: organizou o primeiro grande Tribunal Público Medieval. E nas temidas cortes da Inquisição, a acusação era sinônimo de condenação e a condenação uma sentença de morte das mais variadas; flageladas e mutiladas pelos torturadores, a carne dilacerada e os ossos quebrados, as vítimas confessavam coisas absurdas; os que tivessem sorte seriam decapitados ou mortos de maneira relativamente mais humana antes que seus corpos fossem reduzidos a cinzas em fornos. E os condenados, queimados vivos e em fogueira de madeira verde para que a agonia se prolongasse.

instrumento de tortura pela inquisiçãoO serrote era uma das formas mais cruéis de execução, usado principalmente para punir homossexuais, Dois executores, cada um e uma extremidade do serrote, literalmente, partiam ao meio o condenado, que preso pelos pés com as pernas entreabertas e de cabeça para baixo, não tinha a menor possibilidade de reação. Devido à posição invertida que garantia a oxigenação do cérebro e continha o sangramento, era comum que a vítima perdesse a consciência apenas quando a lâmina atingia a altura do umbigo.

Todas as imaginações bárbaras do espírito de Dante, quando descreveu o Inferno, foram incorporadas em máquinas reais que cauterizavam as carnes, esticavam os corpos e quebravam os ossos de todos aqueles que recusavam crer na ‘branda misericórdia’ dos inquisidores. Foi uma verdadeira passagem de terror, que durou aproximadamente 300 anos ceifando a vida de milhares de inocentes que não tiveram nem a opção de lutar pela sua própria liberdade de expressão e sexual. Esse frenesi de ódio e homicídio alastrou-se como fogo em diversos lugares incendiando a vida civilizada; França, Itália, Alemanha, Espanha, Países Baixos, Inglaterra, Escócia, Áustria, Noruega, Finlândia, Suécia e por um breve período, saltaria o Atlântico inflamando até o Novo Mundo.

Foi um tempo em que qualquer bispo católico, no lugar de deter-se para salvar vidas, estaria enviando centenas delas para a morte. E a Igreja foi a principal responsável pelas mudanças na atitude das pessoas e na política oficial que resultaram numa grande carnificina.

(fonte: mistérios antigos)

(tela de Cristiano Banti: Galileu sendo confrontado,
oficialmente, pelos representantes da Santa Igreja)

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Mara,maravilha os textos ,pela informaçao,conteúdo.Saber como construimos nossa |Historia é saber porque agimos como agimos.Esta marca é profunda no comportamento humanao que tem que se reeducar para uma Nova Cosntruçao social e Humana.Parabens.Leio tudo com prazer de informaçao.Andei sumida,mas estarei sempre lendo seus textos.Mara,uma Boa Festa pra ti e os teus.Abraçao.Grata surpresa o teu blog.Felicidades.