frase do dia: ‘a homofobia é mais uma constatação da perda da ternura no mundo, ser
preconceituoso com os LGBTs é retroceder; além de prejudicar o crescimento humano.’

(letícia spiller - atriz brasileira)

última atualização: 19/08/2009 20:36:42

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

a homossexualidade no decorrer da história - idade média

idade média

Por muitos, chamada de Época das Trevas o período da Idade Média durou dez séculos, iniciou-se com a desintegração do Império Romano do Ocidente, no século V (em 476 d. C.) e terminou com o fim do Império Romano do Oriente, com a Queda de Constantinopla, no século XV (em 1453 d.C.).

Neste momento de decadência das civilizações greco-romana, o cristianismo começa a ganhar força. Nos primeiros séculos os cristãos ainda conciliavam valores pagãos à fé. É difícil saber onde a moral antiga e a cristã convivem ou separam-se nos primeiros séculos do cristianismo. A passagem da tolerância quase ilimitada dos romanos com relação à homossexualidade e às fogueiras e à tortura dos cristãos é uma questão difícil de resolver. O cristianismo em seus primeiros escritos não apresenta quase nenhuma condenação à homossexualidade, que ainda seria praticado com relativa liberdade por vários séculos.


Passado o período que a história chama de pagão, surge a igreja católica exercendo todo seu poder sobre os homens. Tanto a heterossexualidade como a homossexualidade são condenadas. Com o povo judeu, que deu origem aos cristãos, e era o único povo do Oriente próximo com regras rígidas em relação à sexualidade, percebe-se uma mudança na conotação sexual. A essência da visão judaica sobre a sexualidade era a crença, que reinaria absoluta até os dias de hoje, de que a procriação seria a regra básica para o intercurso sexual.

Médicos como Galeno, Oribásio, Rufo de Éfeso pregavam a castidade, a vida monástica, longe das fulminantes paixões. Passou-se, então, a privilegiar a relação heterossexual. A energia sexual, defendiam, deveria ser poupada para a geração de filhos fortes. A abstinência sexual contribuía para o desenvolvimento da mente e do corpo. A rejeição do prazer físico não tem origem em textos bíblicos, mas nas interpretações calcadas no pensamento vigente na época que desvalorizavam o corpo e valorizavam a mente. Para as mulheres, os médicos nada falavam.

Com a assimilação do valor estritamente procriador do sexo, disseminado pela cultura judaica, a concepção sobre o ato homossexual foi ganhando novas feições. A popularização do cristianismo trouxe consigo a idéia de que o sexo entre iguais seria pecado. Dessa forma, desde o final do Império Romano, várias ações de reis e clérigos tentaram suprimir a homossexualidade. Ainda assim houve representantes da nobreza que tiveram casos com parceiros e parceiras do mesmo sexo.

ricardo coração de leãofelipe augusto IIUm dos mais famosos e populares reis da Inglaterra, Ricardo Coração de Leão (1157-1199), coroado em 1189, durante seu reinado viajou praticamente o tempo todo. Nestas empreitadas, levava consigo um amigo inseparável: Felipe Augusto II (1165-1223), rei da França, filho de Luís VII. Felipe declarava amá-lo como a sua própria alma. O pai de Ricardo, o rei Henrique II, questionava esta relação, mas devia entender já que ele próprio, para desgosto da esposa, a rainha Eleonor de Aquitânia, tivera um caso com o arcebispo de Canterbury Tomás Beckett.

henrique IIcanterbury tomás beckettO romance entre Ricardo e Felipe Augusto acabou, especialmente, por dois motivos. Ricardo não quis casar-se com a irmã do amado, Alaís Capeto, e por disputa de poder. Ricardo, por determinação de sua mãe, casou-se com a princesa Berengária de Navarra, mas muitos garantem que o casamento sequer se consumou. Por outro lado, teve outros amantes, como Raife de Clermon e Blondel de Nesles. Alguns pesquisadores também relacionam o nome de Ricardo ao de Robin Hood, apesar de não haver certeza sobre sua existência.

Diante do impulso sexual a igreja passa a ‘tolerar’ a heterossexualidade, mas joga sobre a homossexualidade, toda a sua indignação. Os castigos para os atos homossexuais na idade média eram duros. A igreja cristã considerava a homossexualidade masculina pecado e a avaliava segundo uma deslizante escala de valores punindo de acordo com o tipo de transgressão. No século I d.c., Philo de Alexandria interpretou expressamente a história de Sodoma e Gomorra em termos homossexuais. Mesmo antes de oficializada a Inquisição, a mesma já se fazia presente em pleno tumulto da Idade Média.

5 comentários:

Anônimo disse...

Bom eu acho que até hoje os pensamentos antiquados da igreja ainda influenciam as opiniões das massas.Mas tudo vem melhorando a passos de tartaruga,mas estão melhorando!
Te desejo um ótimo final de ano,viu?!
Te cuida e até ano que vem!

Fireman disse...

Sou dono de alguns blogs e gostaria de saber se voce tem interesse em fazer parceria de link com meus blogs , quase todos sao pagerank 3, todos estao no technorati e os em portugues estao no blogblogs,:

Piadas : http://diariodaalegria.blogspot.com/
Esportes: http://1001esportes.blogspot.com/
Curiosidades: http://newcuriosidades.blogspot.com/
Informatica: http://atualidadesdainformatica.blogspot.com/
Mensagens: http://poesiasnanet.blogspot.com/
Ofertas: http://blogdasofertas.blogspot.com/
Computer: http://netcomputernews.blogspot.com/
Receipts:http://dailyreceipts.blogspot.com/
Curiosity: http://www.newcuriosity.blogspot.com/
Sports: http://1001sportsworld.blogspot.com/
Humor: http://humorandjoy.blogspot.com/
Saude: http://saudenainternet.blogspot.com/
Innovations: http://innovationsttechnological.blogspot.com/
Paypal:http://criarcontanopaypal.blogspot.com/

caso tenha interesse na parceria com um ou com me adicione no msn (bombeiro_dorio@hotmail.com) ou mande um email para lmturl@gmail.com!
Um abração e sucesso
Luciano

@millafersan disse...

Olá, vixe...
tô passando só pra dizer que não morri e que acompanho seu blog, beijos..

Mari disse...

Mara,
Obrigada!!
Estamos todas muito tristes pela Sandrinha. Pessoa querida!
Beijo grande um ótimo final de semana!!

Marisa disse...

Olá Mará...

Ótimo post. Esclarecedor. Venho sempre aqui. Espero ver mais matérias como essa.

bjos
Marisa