frase do dia: ‘a homofobia é mais uma constatação da perda da ternura no mundo, ser
preconceituoso com os LGBTs é retroceder; além de prejudicar o crescimento humano.’

(letícia spiller - atriz brasileira)

última atualização: 19/08/2009 20:36:42

quinta-feira, 19 de março de 2009

livro: o preço do sal

titulo original: 'the price of salt' ou 'carol'
autora: patricia highsmith

the price of salt - patricia highsmith

‘O Preço do Sal’ é a história de duas mulheres, uma jovem de 19 anos e uma sedutora mulher com mais de 30 anos, que escolheram pagar o preço de uma vida à margem das regras convencionais. O preço a pagar por um amor proibido.

‘Carol’, publicado pela primeira vez em 1952 como ‘O Preço do Sal’ sob o pseudônimo Claire Morgan, é o único romance explicitamente lésbico de Patrícia Highsmith, e abriu novos horizontes à forma como a literatura retratava o amor homossexual. O livro causou ondas de choque por ser o primeiro em que um casal de amantes do mesmo sexo tem como destino um final feliz.

Com quase um milhão de cópias vendidas nos Estados Unidos em 1953, foi uma resposta de gratidão das leitoras lésbicas, finalmente foi-lhes oferecido um romance que não acabou em morte, desespero ou degradação. É uma história de amor erótico que conserva o sabor de thriller psicológico, no sentido de que mantém uma narrativa de suspense, enquanto explora as implicações emocionais do desejo e da dependência.

Therese, desenhista de cenários de teatro em início de carreira, apaixona-se por Carol que foi ao armazém onde a jovem trabalha para comprar um presente de Natal para a sua filha. A intimidade das duas mulheres vai crescendo e Therese descobre que Carol atravessa um divórcio litigioso, em que Harge, o seu ex-marido, luta pela custódia integral da filha de ambos. Quando Carol e Therese se ausentam de Nova Iorque para uma viagem de algumas semanas, Harge envia um detetive para bisbilhotar. A prova da paixão ilícita entre as duas mulheres é tida com a gravação sonora feita pelo detetive.

Carol vê-se então obrigada a abdicar de Therese se quer ter acesso à sua filha, pelo menos durante algumas semanas por ano. A separação é dolorosa, mas as duas voltam a encontrar-se e Carol pede a Therese que vá viver com ela, pois, deixou de ceder à chantagem do ex-marido, e renunciou a própria filha para viver o amor com Therese.



Temas relacionados:
biografia de patricia highsmith
literatura gay dos anos 50



download do livro, clique aqui


4 comentários:

Anônimo disse...

oi Mara,saudades daqui.chegando aos pouquinhos ,pondo a casa em ordem. Muita coisa boa por aqui:super importante.Vou lendo.Abração.

Nina Ferri niferri@gmail.com disse...

Valeu pela dica. Já baixei o livro!
Nina Ferri (www.botadentro.com)

Juan Trasmonte disse...

Mara, que bom que você voltou, estava com saudades das suas palavras.
Eu lembro ter lido que esse romance foi mais atacado pelo fato não delas serem homossexuais, mas delas chegarem num final feliz. Olha o nível do preconceito. É igual que quando em Hollywood mandavam mudar um roteiro se o bandido se dava bem no final.
beijos

Anônimo disse...

Mara:

Voltou com tudo,que bom.Beijos,querida.