frase do dia: ‘a homofobia é mais uma constatação da perda da ternura no mundo, ser
preconceituoso com os LGBTs é retroceder; além de prejudicar o crescimento humano.’

(letícia spiller - atriz brasileira)

última atualização: 19/08/2009 20:36:42

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

o que é: homofobia interiorizada

'o preconceito contra o homossexual espelha a incapacidade de lidar com a própria miséria afetiva, é uma forma de amenizar a própria insatisfação.' (antonio carlos a. de araújo - psicólogo)

homofobia interiorizada

A palavra homofobia é um neologismo inventado em 1971 pelo psicólogo George Weinberg. Significa a discriminação, não aceitação ou aversão a homossexuais. A homofobia está relacionada a papéis sexuais e de gênero rígidos impostos pela sociedade, que impede a expressão individual e criativa dos indivíduos e se configura como a principal causa de violência, exclusão social, perda de oportunidades e discriminação contra os homossexuais. O homofóbico se caracteriza pelo seu desprezo e ódio para com os homossexuais. Sentem repulsa frente à possibilidade de um indivíduo manter relacionamento emocional, afetivo ou sexual com uma pessoa de seu mesmo sexo.

A homofobia pode ser entendida como uma doença psicosocial. Vários são os fatores que interagem em suas bases, entre eles a cultura machista, aspectos religiosos, familiares etc. Esta patologia social tem criado um espaço de invisibilidade dos direitos humanos já que os homofóbicos identificam os homossexuais como indivíduos anormais, perigosos, pecadores e enfermos. Vários processos podem operar na base da conduta agressiva do homofóbico, entre eles: o medo a diversidade e a pluralidade da vida, medo de ser identificado como homossexual e, portanto, encarar a dificuldade de ir contra as normas estabelecidas pela sociedade.

A homofobia como patologia social está presente em todos os níveis socioeconômicos. Por mais difícil que seja admitir, todos somos preconceituosos com algo ou alguém, mesmo entre nós homossexuais existem diferenças e discriminações.

Homofobia interiorizada ou homofobia internalizada é a não aceitação da orientação sexual perante os outros e para si mesmo. É a repulsa da própria homossexualidade e de todo tipo de manifestação gay e as comunidades ou ONGs que os defendem. Esta situação pode levar o indivíduo a buscar modos para re-orientar sua sexualidade e realizar atos homofóbicos como um modo de defender-se de seus próprios desejos, idéias e sentimentos como tentativas de passar por heterossexual, como casar, por vezes, com alguém do sexo oposto para ganhar aprovação social ou na esperança de ‘se curar’.



Clique no banner abaixo e apóie a aprovação do PLC 122/06. Em menos de 1 minuto, você assina o abaixo-assinado, envia seu voto para os 81 senadores e ainda indica a Campanha para seus amigos.

não homofobia

Nenhum comentário: