frase do dia: ‘a homofobia é mais uma constatação da perda da ternura no mundo, ser
preconceituoso com os LGBTs é retroceder; além de prejudicar o crescimento humano.’

(letícia spiller - atriz brasileira)

última atualização: 19/08/2009 20:36:42

sábado, 1 de setembro de 2007

beth ditto

Beth Ditto estampou a capa da revista inglesa New Music Express completamente nua. Nenhum espanto se a revista fosse a Playboy ou se a garota da capa fosse magra. Mas Beth Ditto vai contra a corrente. Lésbica, gorda, feminista e sem vergonha do próprio corpo, a vocalista do 'The Gossip' é, atualmente, um dos maiores (sem duplo sentido) ícones da cultura alternativa. Por cultura, quero dizer música, comportamento e estética. A ditadura da beleza magra e anoréxica não seduz Beth Ditto. Eleita a artista mais "cool" do ano passado pela própria NME, a cantora não poupa saliva para defender suas idéias. Ela diz simplesmente que gosta de comer e não faz nenhuma questão de se parecer com Britney Spears que, aliás, julga "horrível". Bem humorada, iconoclasta e consciente, se posiciona contra o sexismo e a homofobia com natural tranqüilidade: "Ser homo e feminista é algo que transpira dos meus poros". "Standing In The Way Of Control", mega sucesso do 'The Gossip', é uma crítica à homofobia do governo Bush. Ditto faz de tudo para peitar o puritanismo hipócrita da América conservadora. No calor dos shows, ela costuma tirar a camiseta e ficar só de sutiã. Meses atrás, tirou o vestido durante uma apresentação no festival texano "South by Southwest", exibindo calcinha e sutiã pretos. Terminada a música (que começou com "Smells Like Teen Spirit" e terminou com "Standing In The Way Of Control") a vocalista deu um mosh e se jogou para os braços do público. Delírio total!



Nas fotos centrais da recente NME, a cantora aparece segurando uma maçã e exibindo enormes marcas de batom pelo corpo nu. Ditto parece escrever uma nova gênese para a mulher no mundo pop: a Eva do século 21 pode ser lésbica, gorda e provocativamente feminista. Adão não tem a menor chance nesta mitologia Gossipniana. Aparentemente imune às armadilhas do sucesso, Beth Ditto diz não se sentir famosa. A formação punk e a crítica aguda ao capitalismo e à política patriarcal parecem lhe servir de antídotos contra as ilusões de grandeza típicas do mundo de celebridades que ingressou quase sem querer. O fato é que ela valoriza suas ligações com underground, a cultura queer e o feminismo punk, mantendo-os sempre em pauta. No ano passado, por exemplo, perguntada se conhecia música brasileira, respondeu à Folha de S.Paulo que adora o Dominatrix (banda punk feminista fundadora do riot grrrl no Brasil). Mas voltando à capa do NME, a própria revista lembra que esta não foi a primeira vez que Ditto tirou a roupa para uma publicação. Há cinco anos a vocalista do 'The Gossip' deixou-se fotografar nua para um ensaio na revista lésbica pornográfica "On Our Backs". Aliás, posou acompanhada por seu namorado transexual (uma garota que fez a transição para o sexo masculino) com quem vive até hoje. Em se tratando de papéis sexuais e imagem corporal, Beth Ditto faz questão de se declarar absolutamente livre para ser o que é e amar quem bem quiser.

(por Vange Leonel)

"Uma pessoa que posa assim na capa de uma revista - você acha que ela está ligando para alguma coisa? Você acha que paira na cabeça dela qualquer dúvida sobre quem ela é e como ela quer aparecer? Você acha que ela está ligando para o que os outros acham dela? Toda vez que eu tiver de explicar o que eu acho que é alguém com personalidade eu vou sacar essa foto para mostrar. Taí alguém que não faz concessões: quer gostar de mim? Tem que ser assim... E você acha que os fãs foram embora?" (Zeca Camargo)

‘The Gossip’ não é exatamente uma banda nova (surgiu em 1999), mas nos últimos meses, tem sido apontada como a coisa mais "cool" do universo.

Website de Beth Ditto


Nenhum comentário: