frase do dia: ‘a homofobia é mais uma constatação da perda da ternura no mundo, ser
preconceituoso com os LGBTs é retroceder; além de prejudicar o crescimento humano.’

(letícia spiller - atriz brasileira)

última atualização: 19/08/2009 20:36:42

sábado, 8 de dezembro de 2007

filme: fremde haut

título no Brasil: 'tirando o véu'
ano de lançamento: 2005
gênero: drama
origem: alemanha/áustria
direção: angelina maccarone
roteiro: angelina maccarone e judith kaufmann
elenco: jasmin tabatabai, anneke kim sarnau, navid akhavan, hinnerk schönemann, jens münchow, jevgenij sitochin
premiação: melhor filme, melhor atriz e melhor realização (chipre, 2006)

Fariba Tabrizi (Jasmin Tabatabai) é uma jovem, bela e inteligente tradutora iraniana que tenta escapar do país após ter sido descoberta como lésbica pelos implacáveis vigilantes dos costumes. Fugindo da pena de morte e com parcos recursos ela consegue embarcar em um avião rumo à Frankfurt, mas não consegue o visto de entrada. No aeroporto, ela permanece horas aguardando seu destino, a deportação, mas é salva por um acontecimento inesperado: o suicídio de um exilado iraniano com um visto provisório; é a sua chance e Fariba assume a identidade do morto e assim consegue uma licença temporária. À partir daí ela, ou melhor, agora ele (Siamak Mustafai), é relocada em um campo para refugiados. Lutando para manter a sua nova identidade de 'homem' ela dribla as rotinas do alojamento e do banho. Precisando de um passaporte, recorre a um negociador que lhe consegue também um trabalho em uma fábrica de chucrutes.

Lá ela conhece Anne, que se mostra solícita e interessada no estrangeiro de comportamento estranho e misterioso. Tornam-se "amigos" cada vez mais próximos, com Fariba tendo que refrear o desejo por Anne. Com o tempo e a proximidade, Anne começa a suspeitar da real identidade de Fariba e o futuro é cada vez mais incerto, agora com a paixão, o que é uma ameaça. Mas claro que pinta um forte envolvimento e é emocionante quando Anne vai descobrindo a verdadeira identidade "do seu namorado", ao desenrolar os vários metros de faixa que lhe ocultavam os seios.

O título original é 'Fremde Haut', o que significa ‘in orbit’, um termo dado a refugiados que não conseguem asilo e vivem transitando na "orbita do planeta" sem lugar. O novo filme de Angelina Maccarone, ganhadora de um prêmio Outfest em 98, tem a brilhante atuação de Jasmin Tabatabai (Fariba/Mustafai) e Anneke Kim Sarnau (Anne), que trabalhou recentemente em ‘O Jardineiro Fiel’ de Fernando Meirelles.

Nenhum comentário: