frase do dia: ‘a homofobia é mais uma constatação da perda da ternura no mundo, ser
preconceituoso com os LGBTs é retroceder; além de prejudicar o crescimento humano.’

(letícia spiller - atriz brasileira)

última atualização: 19/08/2009 20:36:42

domingo, 20 de janeiro de 2008

sombra e luz (1)

chile

Uma escola católica chilena teve que reintegrar uma aluna lésbica, Yessenia Canales, de 15 anos, discriminada por conta da sua orientação sexual. A menina havia tido a sua matrícula recusada para a segunda série do segundo grau do 'Instituto Politécnico San Miguel Arcángel' argumentando que ela não era bom exemplo para as colegas.

Yessenia denunciou também que foi perseguida por um professor do colégio. A denúncia, apurada pelo grupo ativista 'Movilh', foi parar no Ministério de Educação, que solicitou a readmissão de Yessenia. A estudante e sua mãe, María Estela Araya Muñoz, se reuniram com a diretora do colégio e com o professor homofóbico, que concordaram com a reintegração da aluna. A diretora alegou que não sabia do ocorrido.

A ativista Sofía Velásquez qualificou como uma grande vitória contra a discriminação não somente pela aluna ter sido reitegrada como também por se tratar de uma instituição católica. A ativista admitiu que a atuação do Ministério da Educação foi fundamental para o sucesso. Entre 2002 e 2007 foram registrados 17 casos de homofobia contra estudantes gays, lésbicas e transexuais.

inglaterra

O grupo lobista inglês denominado ‘Stonewall’, criado em 1989 para fazer frente ao controverso Artigo 28 (instituído em 1988, na Inglaterra), lançou uma recente campanha educacional contra a homofobia e as recorrentes práticas homofóbicas intimidatórias em algumas escolas do país.

Antecipando-se à realização da Semana Anti-Intimidação, o grupo enviou cartazes, panfletos e posters a todas as escolas alertando-as sobre a obrigação de proteger os alunos do constrangimento sofrido com questões relacionadas à sexualidade.

'Algumas pessoas são gays. Supere'. Com esta frase, o grupo espera alertar a sociedade inglesa e as escolas da Inglaterra sobre os danos que piadas e provocações relativas à sexualidade podem ser causar. Há menos de uma semana, a adolescente Belinda Allen, de 14 anos, cometeu suicídio em Southwater. Ela vinha sendo alvo de constantes piadas relativas à sua sexualidade.


Nenhum comentário: