frase do dia: ‘a homofobia é mais uma constatação da perda da ternura no mundo, ser
preconceituoso com os LGBTs é retroceder; além de prejudicar o crescimento humano.’

(letícia spiller - atriz brasileira)

última atualização: 19/08/2009 20:36:42

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

prefeita negra e lésbica, holocausto e homenagens

Denise Simmons acaba de entrar para o livro dos recordes. O Conselho de Cambridge a elegeu como a primeira prefeita negra e abertamente lésbica da história americana. Cambridge é uma cidade americana basicamente universitária localizada no estado de Massachusetts e separada da capital Boston pelo Rio Charles, é lá que estão duas das mais prestigiosas universidades do país, a Universidade de Harvard e o Instituto Massachusetts de Tecnologia. Denise Simmons substituirá o ex-prefeito Kenneth Reeves, também negro e abertamente homossexual.

O assumido ator e ativista Ian McKellen acaba de ser escolhido pela Rainha da Inglaterra para receber o título de ‘Companion of Honor’ (Companheiro de Honra), em homenagem ao seu trabalho como ator e sua luta pela defesa dos direitos humanos. O título, que reúne um seleto grupo de 65 homenageados, foi criado pelo Rei George V para reconhecer líderes na arte, ciência e indústria. Além de fazer sucesso em filmes como o ‘Senhor dos Anéis’, ‘X-Men’ e ‘Deuses e Monstros’, McKellen também fundou na Inglaterra o grupo ativista gay ‘Stonewall’, assim como já se manifestou a favor dos direitos da comunidade GLBT em outros lugares do mundo, como, por exemplo, em Cingapura, onde pediu que a homossexualidade fosse discriminalizada.

O ministro da cultura da Alemanha, Bernd Neumann, anunciou a construção em Berlim de dois monumentos para lembrar as vítimas do regime nazista. Um próximo ao Reichstag, em homenagem aos ciganos assassinados, e outro no perímetro do Portão de Brandenburgo, aos gays e lésbicas mortos no Holocausto. O anúncio é uma resposta aos 75 anos da ascensão de Hitler na Alemanha.

O ator Jake Gyllenhall prestou uma singela, mas emocionante homenagem no filme ‘Brothers’ ao seu amigo Heath Ledger, falecido no último dia 22 de janeiro. Gyllenhall, que formou um par romântico gay com Heath Ledger no filme ‘O Segredo de Brokeback Mountain’, aproveita uma cena de ‘Brothers’ quando o seu personagem vai para a prisão para tirar do bolso uma foto do amigo e colocar na parede da cela. Uma fonte ligada à produção disse que foi um momento muito bonito. Jake passou por um grande trauma com a perda de Ledger.

2 comentários:

Anônimo disse...

Mara,legal a sua preocupaçao em querer ajudar.Muito obrigada,querida. Olha,farei uma outra tentativa e ver o que acontece.Lendo todo o seu post.Maravilha de informação e conteúdo.Mudar para desfazer preconceitos pede muita informação e educação.Tenho lido outros blogs e vejo esta mesma preocupação tao necessaria para fazer um mundo melhor de se viver.Alguem já disse se aparecesse um ET nós o mstaríamos a paulada(tudo que é diferente causa medo e repulsa)..enfim..o importante é ir desdazendo o medo ;afinal ser diferente nao significa pecado ou nem crime.Abraço e mais uma vez obrigada. VAN

Anônimo disse...

Oi. Tudo bem? Passei aqui pelo teu blog e curti muito, especialmente porque existe muita informação sobre cultura gay e lésbica.
E quanto à pesquisa, pode reproduzi-la.
Beijos e sucesso!!!