frase do dia: ‘a homofobia é mais uma constatação da perda da ternura no mundo, ser
preconceituoso com os LGBTs é retroceder; além de prejudicar o crescimento humano.’

(letícia spiller - atriz brasileira)

última atualização: 19/08/2009 20:36:42

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

cuba, frança, berlim, tel aviv e polônia

Mariela Castro, sobrinha de Fidel e responsável desde 1989 pelo Centro Nacional de Educação Sexual (Cenesex) divulgou que o governo cubano, na próxima resolução do ministério da Saúde deverá legalizar a cirurgia de mudança de sexo. Mayra Rodriguez, especialista em transexualidade no Cenesex, diz que em 1988 foi diagnosticado o primeiro caso de transexualidade na Ilha Cubana. O Ministério da Saúde esclarece que existem 28 casos diagnosticados e 100 em estudo no país. Sinais de progresso na ilha de Fidel.

Nicolás Sarkozy, presidente da França, anunciou sua intenção de incluir o respeito à diversidade, assim como a igualdade entre homens e mulheres, no preâmbulo da Constituição Francesa, para assegurar o respeito à diversidade e tornar possíveis verdadeiras políticas de integração. A associação GLBT francesa ‘GayLib’, que apóia o partido de Sarkozy, estima que o avanço facilitará as uniões civis e também servirá para reforçar a luta contra a homofobia e transfobia.

Em janeiro foi aberta oficialmente a primeira casa de repouso indicada para gays da Europa. Localizada em Berlim, no bairro de Pankow, área norte da cidade, é majoritariamente, e não exclusivamente, para idosos gays, mas heterossexuais interessados em viver lá também são bem-vindos. O local, além de 18 quartos simples e 5 de casal, terá também assistência médica e atividades de recreação. Esta é uma iniciativa do grupo GLBT alemão ‘Village’. Recentemente o jornal The New York Times publicou uma longa matéria sobre a situação de homossexuais idosos que vivem em casas de repouso nos Estados Unidos. A reportagem destacou a violência moral a que estão expostas essas pessoas e comentou a necessidade de se criar espaços exclusivos para gays idosos.

Para mudar a imagem de ser uma cidade extremamente atrasada, o governo da israelense Tel Aviv anunciou que passará a reconhecer os pares do mesmo sexo unidos e que possuam os registros emitidos pela organização ‘New Family’’ que representa casais homossexuais e cidadãos de diferentes religiões e que por isso são impedidos de se casarem em Israel. A organização contrata um advogado, oficializa a união gay e emite um documento. Agora o governo de Tel Aviv confirmou que tais registros serão aceitos. Uma recente pesquisa mostra que cerca de 40% da população em Tel Aviv que mantém uma relação estável com outra pessoa não é oficialmente casada.

Professores homossexuais já têm permissão para lecionar na Universidade Católica João Paulo II, localizada no leste da Polônia, região mais conservadora e conhecida por ter o centro de estudos católicos mais importante do país abriga atualmente cerca de 20 mil estudantes. A iniciativa partiu dos próprios professores e coloca em prática a legislação polonesa que impede que qualquer trabalhador seja discriminado em razão de sua sexualidade. Mas opositores à idéia já mostraram sinais de revolta com a nova medida: o jornal ultra-católico polonês "Nasz Dziennik", inimigo declarado das mudanças que chegam ao país e porta-voz dos grupos de extrema esquerda questionou em sua última publicação, "Onde está a moral?"

3 comentários:

Luiz Lailo disse...

Eu hoje estava vendo um vídeo onde apareciam pilotos cubanos que sobrevoam o litoral de Miami em busca de náufragos cubanos fugidos de Cuba. Depois apareceu a filha do Fidel em diversos momentos.

Por esses dias o mau comportamento está liberado no Brasil. A renúncia do Fidel está atraindo todas as atenções.

regina claudia brandão disse...

o lu ainda vai ser exposto em praça pública. não me pergunte porquê ... pura intuição ...

sabe que é uma felicidade entrar aqui??? pena que eu sou meio dispersa, pouco disciplinada, pois, queria marcar numa agenda até a hora certa de entrar em você. beijo.

regina claudia brandão disse...

acho que já disse isto: gosto de entrar aqui porque tem varal ... que nem no rebloggando ... rs ...