frase do dia: ‘a homofobia é mais uma constatação da perda da ternura no mundo, ser
preconceituoso com os LGBTs é retroceder; além de prejudicar o crescimento humano.’

(letícia spiller - atriz brasileira)

última atualização: 19/08/2009 20:36:42

sábado, 8 de março de 2008

filme: freeheld

título original: ‘freeheld'
sub-título: ‘the laurel hester story'
gênero: drama
origem: EUA
ano de lançamento: 2007
direção: cynthia wades e vanessa roth

O Oscar de melhor documentário em curta-metragem foi para a produção americana "Freeheld", um drama que conta a história real de uma policial lésbica com câncer terminal. Dirigido pelas cineastas Cynthia Wades e Vanessa Roth, o documentário mostra a luta de Laurel Hester contra o condado para deixar, antes de morrer, a pensão para a companheira Stacie Andree.

O filme reflete a história de amor e de luta de Laurel de 46 anos, policial do departamento de narcóticos de Ocean County, Nova Jersey que após 25 anos de serviço e já com câncer avançado, teve que revelar a sua homossexualidade para garantir o futuro de sua esposa, uma tímida mecânica de 30 anos, mas não morreu antes de ver sua companheira de sete anos ter o direito de receber a sua pensão.

O caso mobilizou populações de cidades americanas pela realização do pedido de Laurel Hester e a cineasta Cynthia Wade acompanhou durante dez semanas a batalha para convencer o conselho de freeholders, comissão de membros que dirigem o condado, a aceitar o pedido de transferência de pensão, uma questão que é automática para casais heterossexuais.

O pedido veementemente negado há um ano por nove votos contra, por 'violar a santidade do casamento' e um a favor, somente foi aprovado seis meses antes da morte de Laurel, graças a mobilização pública, a pressão da mídia, apoio de advogados ativistas e uma teleconferência providencial, em que foi exibido um vídeo de Laurel.

Nas imagens, apresentadas pelo grupo ativista ‘Garden State Equality’ ao conselho de membros do condado, Laurel em uma cadeira de rodas e respirando por um balão de oxigênio apelou para o reconhecimento de sua situação, pedindo apenas justiça: o de transferir os trinta mil dólares anuais de sua pensão de morte a sua companheira "para que ela não fique ao desalento e perca a casa onde moramos."

No dia 26 de janeiro de 2006, os membros do conselho decidiram por unanimidade conceder a pensão. Laurel e Stacie vibraram com a decisão. Por ironia do destino, a vitória de Laurel vai abrir caminho para a discussão do casamento homossexual no país, e poderá, na opinião dos ativistas otimistas, tornar Nova Jersey o segundo estado a permitir o casamento de gays nos EUA.

4 comentários:

Anônimo disse...

Quero muito assistir...
deve ser bastante interessante, só
e sim um dia pretendo me casar, tomara que no Brasil aprove a lei...
mais aqui como 3 mundo deve demorar...
beijos e muita luz pra você..

Anônimo disse...

oLÁ mARA.ÓTIMAS MATERIAS AQUI(ESTOU LENDO COM ATENÇAO).aS LEIS QUE ABRIGAM OS INTERESSES DE CASAIS GAYS E LÊS,VIRÃO COM TODA CERTEZA.qUESTAO DE PROCESSO HUMANO E DE DIREITO SOCIAL.cOMO AS PESSOAS AMA E SE CUIDAM É QUSTAO PRIVADA E O PODER PUBLICO SÓ TEM QUE RECONHECER UM DIREITO HUMANO NO CAMPO SOCIAL.sOCIEDADE AMORSA E RESPEITADA É UMA SOCIEDADE MELHOR.sE BEM QUE NO POST DA SEMANA,FAÇO UMA PROVOC~ÇAO,CORRIGINDO:EU NAO,AS MODERNIDADES DA VIDA,AS EXPERIENCIAS ....aMAR UM rOBÔ SERÁ UMA QUESTAO NO FUTURO.qUEM DIZ ISTO SÃO OS CIENTISTA.pOLEMICA Á VISTA. BOA SEMANA.aBRAÇO.

Newdelia disse...

Olá!
Boa segundona.
Tem um mimo prá vc em meu blog. Se quiser vá lá e tome posse dele.
Beijos.

Anônimo disse...

Estou procurando as legendas deste documentário se alguem tiver eu agradeço!!
Adorei este blog.
já vou incluir ele nas recomendações do meu !!
perfeito aqui!!