frase do dia: ‘a homofobia é mais uma constatação da perda da ternura no mundo, ser
preconceituoso com os LGBTs é retroceder; além de prejudicar o crescimento humano.’

(letícia spiller - atriz brasileira)

última atualização: 19/08/2009 20:36:42

sexta-feira, 9 de maio de 2008

a bandeira do arco-íris completa trinta anos em 2008

Nesse ano, o símbolo máximo da comunidade GLBT, o arco íris, completa 30 anos. A data vai ser comemorada em algumas paradas que farão do símbolo o tema, por exemplo, a de Plymouth na Inglaterra.

No ano de 1978, Gilbert Baker, de São Francisco, desenhou e confeccionou o que viria a ser o símbolo maior da comunidade GLBT. No mesmo ano, a bandeira foi usada pela primeira vez na parada de São Francisco. E Baker continuou a confeccioná-la e ela timidamente ia ocupando o seu espaço. No projeto original de Baker, as cores eram oito. Porém, logo na primeira vez que costurou a bandeira, a fez com sete. Ele mesmo tingia os tecidos e, como o rosa escuro estava em falta no mercado, resolveu eliminar essa cor. Depois, em 1979, quando a bandeira foi usada na parada de São Francisco, os organizadores resolveram retirar mais uma, o índigo, para que resultasse em um número par e, com isso, facilitaria a decoração da parada. As cores foram divididas ao longo da Castro Street, três de cada lado.

Porém, antes das seis cores atuais que representam a diversidade sexual humana, outros símbolos existiram. Um deles vem de uma triste lembrança: o triângulo cor-de-rosa que era usado pelo exército nazista para identificar prisioneiros homossexuais nos campos de concentração. No início dos anos 60 a primeira cor a ser usada pelo movimento, que não chegou a ser um símbolo, foi a cor lilás, difundida pós manifestações Stone Wall pelo grupo "Purple Power". Em seguida, e talvez o emblema mais forte depois do arco-íris, foi o triangulo cor-de-rosa, muito usado nos anos 70 e 80.

A bandeira do arco-íris ganharia conhecimento nacional nos Estados Unidos, quando John Stout processou os seus locadores por o proibirem de usar a bandeira na sacada do seu apartamento. John venceu o processo e o povo dos EUA já sabia qual era o símbolo dos GLBT de seu país. Mesmo já usada na parada de 78, ela seria adotada oficialmente pelo comitê da parada de São Francisco em 79. A bandeira foi empunhada por milhares de manifestantes em protesto pelo assassinato do primeiro candidato a vereador assumidamente gay daquela cidade. Hoje, em várias partes do mundo, há candidatos assumidamente gays, vereadores, deputados e até ministros. De lá pra cá, ela foi usada sucessivamente pelos movimentos de outros países.

Há dois motivos, para a adoção internacional da imagem do arco-íris, primeiro porque o arco íris representa a diversidade do movimento, e pelo Brasil ele se disseminou nos anos 90, com o crescimento das paradas e por conta do mercado, que estava antenado com o que acontecia. A questão do símbolo ser usado no mundo inteiro significa que o movimento é internacional, que se comunica. Em todo o mundo esse é o símbolo GLBT, e, como a bandeira de países ou times de futebol, a bandeira homossexual recebeu um certificado de reconhecimento oficial do ‘International Congress of Flag Makers’, espécie de congresso mundial de fabricantes de bandeiras.

É inegável também o uso do arco íris para designar locais GLBT ou até mesmo friendly. É usada para identificar bares, restaurantes e lojas com predominância do público homossexual ou que recebem esses clientes sem nenhum tipo de preconceito. Muitos estabelecimentos mantêm a bandeira pendurada na porta ou adesivos colados na vitrine. Até a ilha de Castro utiliza o símbolo internacional, é usada para identificar locais em que ocorrem festas gays itinerantes.

A bandeira da liberdade

• Tremulou primeiramente em maio 1978 em São Francisco, Califórnia, EUA.
• Por quê? Usou-se a pluralidade do mundo como um símbolo da diversidade e da unidade da comunidade de lésbicas e gay.
• Onde está agora? Suspensa no telhado do centro gay de São Francisco.
• Projetado por Gilbert Baker, um ativista e desenhista de São Francisco.
• Tamanho: 62 por 48 pés.
• Feita de: algodão orgânico.
• Como foi tingida: à mão, em latas de lixo
• Como foi enxaguada: com água dos hidratantes de fogo de São Francisco.

Cada cor, além da diversidade sexual representa também um conceito. O roxo representa vida; laranja, coração; amarelo, sol; verde, natureza; azul anil, harmonia e violeta, espírito. As excluídas rosa e índigo representavam, respectivamente, sexo e arte.


bandeira do arco-íris aberta em 2007 na parada gay
de são paulo que reuniu 3,5 milhões de participantes


Nenhum comentário: