frase do dia: ‘a homofobia é mais uma constatação da perda da ternura no mundo, ser
preconceituoso com os LGBTs é retroceder; além de prejudicar o crescimento humano.’

(letícia spiller - atriz brasileira)

última atualização: 19/08/2009 20:36:42

sexta-feira, 2 de maio de 2008

homenagem a um gay: greg louganis

uma lenda olímpica

Greg Louganis ficou conhecido no mundo inteiro devido seu ato de bravura nos ‘Jogos Olímpicos de Seul’ em 1988. Trazendo na bagagem duas medalhas de ouro conquistadas na olimpíada anterior era o favorito entre os competidores de salto ornamental. Quando bateu a cabeça no trampolim durante bateria eliminatória, imaginou-se que sua carreira estava encerrada. Greg, entretanto, com curativo na cabeça, saltou novamente e conquistou mais duas medalhas de ouro, transformando-se recordista mundial de sua categoria.

No começo dos anos 90 surpreenderia a todos novamente ao revelar sua homossexualidade e sua condição de portador do vírus da aids no livro "Breaking The Surface". O livro se tornou sucesso de vendas em pouco tempo e foi adaptado para as telas com título homônimo (nas locadoras brasileiras o filme é encontrado sob o nome "Rompendo Barreiras"). A autobiografia traça sua história desde a infância conturbada, onde iniciaram seus problemas de relacionamento pessoal, principalmente com o pai adotivo. Na adolescência viria a ter problemas com o alcoolismo. Seu desempenho nos bancos escolares era medíocre, só mais tarde quando já era popular como atleta entre os colegas descobriu-se que sua dificuldade em aprender devia-se a um problema de dislexia. Vivia na piscina de sua casa, saltando do pequeno trampolim. Incentivado pelo treinador do time estudantil John Anders, partiu para o Arizona para se aperfeiçoar com o primeiro medalhista olímpico Sammy Lee. Aos 16 anos ganha a medalha de prata nas olimpíadas de 1976.

Seu primeiro namorado foi Kevin, um colega de curso. Chegaram a morar juntos, mas a popularidade de Greg e o medo que sua homossexualidade fosse descoberta acabaram por separá-los. Mais tarde viria a manter relacionamento sólido com um homem mais velho, Tom Barrett, que se tornaria seu empresário e passaria a controlar sua fortuna e a exploração de sua imagem. Greg fazia vista grossa à postura autoritária e às escapadas de Tom, embora alertado por amigos e parentes. Descobriria mais tarde que ele levava uma vida dupla, era garoto de programa à noite. Foi ele que transmitiu o HIV a Greg.

Louganis sabia ser portador antes de Seul e chegou a pensar em não competir. Confidenciou seu estado a seu treinador Ron O'Brien que o demoveu da idéia. Quando sofreu o acidente no trampolim, sua maior preocupação era se ofereceria risco aos competidores. Tranquilizado pelo médico, saltou novamente e se transformou em lenda. Na abertura dos ‘Jogos de Atlanta’ em 96 foi homenageado como um dos atletas do século que personificam a imagem das Olimpíadas. Greg divide atualmente seu tempo entre seus cães e os grupos humanitários que apóia, incluindo centros de reabilitação de drogados e alcoólatras e organizações para disléxicos.

(fonte: MixBrasil)

Nenhum comentário: