frase do dia: ‘a homofobia é mais uma constatação da perda da ternura no mundo, ser
preconceituoso com os LGBTs é retroceder; além de prejudicar o crescimento humano.’

(letícia spiller - atriz brasileira)

última atualização: 19/08/2009 20:36:42

sexta-feira, 27 de junho de 2008

sombra e luz (6)

estupro corretivo

Eudy Simelane (à direita na foto) jogava na seleção sul-africana de futebol feminino. Era famosa não só por ser craque, mas porque assumia sua homossexualidade. Em maio último, quando voltava para casa em Johannesburgo, foi atacada por cinco homens, um deles era conhecido. Primeiro tentaram roubar, Eudy reagiu. Com raiva por ela ousar bater em homens e namorar mulheres, foi arrastada para um lugar ermo onde foi estuprada inúmeras vezes e morta a facadas. Os crimes gerados por homofobia têm aumentado nos países africanos, geralmente acompanhados pelo ‘estupro corretivo’, para ‘ensinar’ a lésbica a gostar de homem. A polícia faz vistas grossas à denúncia de ataque aos homossexuais e os médicos não atendem lésbicas estupradas. No caso de Eudy está sendo diferente, por ela ser famosa. Os cinco rapazes já estão presos e aguardam julgamento.

ex-dirigente homofóbico

O ex-dirigente da Juventus, Luciano Moggi, foi convidado pela ‘Associação Britânica Gay de Futebol’ para assistir ao campeonato de futebol gay que ocorrerá em Londres no mês de agosto. Luciano Moggi disse que não há lugar para homossexuais no futebol e não conhece nenhum jogador de futebol homossexual. O porta-voz da Associação disse que, em face das 'divertidas declarações' de Moggi, seria uma honra recebê-lo para o campeonato, onde ele vai poder reconhecer a existência cada vez mais crescente de homossexuais nesse esporte'. Moggi foi afastado recentemente de suas funções, após envolvimento no esquema de corrupção de árbitros.

obama orgulha-se por associar-se aos irmãos GLBT

O site americano ‘PlanetOut’ publicou uma mensagem enviada pelo senador e candidato à presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, em que defende as manifestações de orgulho gay e promete a lésbicas, gays, bissexuais e transexuais investir ainda mais na ‘igualdade entre todos os americanos’. Para o candidato democrata, o ponto principal da questão é entender que somos todos iguais e que o tempo atual é de defender a promessa de igualdade, tratando todos os cidadãos com dignidade e respeito promulgando leis que garantam os direitos civis e condenem os crimes de ódio baseados em orientação sexual, identidade de gênero ou de expressão.

Nenhum comentário: