frase do dia: ‘a homofobia é mais uma constatação da perda da ternura no mundo, ser
preconceituoso com os LGBTs é retroceder; além de prejudicar o crescimento humano.’

(letícia spiller - atriz brasileira)

última atualização: 19/08/2009 20:36:42

terça-feira, 26 de agosto de 2008

loteamento e rua gay: gueto? zona de exclusão?

Na região de Sorocaba, interior paulista, está sendo lançado um loteamento exclusivo para o público homossexual. O loteamento é semelhante a qualquer outro condomínio fechado voltado ao público A. A diferença está nos detalhes do empreendimento: tudo feito a partir de pesquisas, com o objetivo de agradar ao morador GLBTs, um nicho com alto poder aquisitivo, exigente e de bom gosto. Para isso o Season tem uma área de lazer com dois clubes, mata preservada e uma rede de serviços à disposição dos moradores. O Season tem 150 lotes com 1 mil m² cada em área total de 300 mil m², preço dos lotes será a partir de R$ 95 por m² e o público-alvo tem renda mensal acima de R$ 5 mil. Já há 25 lotes reservados.

Interessada? Acesse o site do Season Sorocaba. Interessada, mas o seu poder aquisitivo, como o meu, encontra-se a anos-luz deste projeto? Saiba que além do mercado imobiliário, a ‘Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano’ (CDHU) também abriu espaço para os homossexuais. A companhia passou a aceitar um novo conceito de família e abriu financiamento para casais homossexuais.

Na capital paulista, existe uma rua que faz o comércio ferver. Rua das grifes internacionais, das noivas, dos lustres, dos produtos orientais, das motos. Pois é, a Rua Frei Caneca está prestes a se transformar em rua oficialmente gay, seguindo o exemplo de Nova Iorque, onde a Oitava Avenida, no Chelsea, é o epicentro gay da cidade. Com muitas cores, calçadas largas, área de convivência e policiamento, é o que quer, com apoio de vereadores, mas não dos moradores, o presidente da Associação GLS Casarão Brasil. Será feito um concurso entre vários arquitetos para eleger o melhor plano.

Foi mudado o nome do projeto por conta da polêmica criada com a associação de moradores, passou de Rua Gay para Rua do Respeito à Diversidade. Para os moradores, o plano é só para agitar a região e tem interesse pessoal. Para a maioria, o projeto de deixar a via mais bonita é ótima, mas não torná-la gay. Não queremos segregar e nem criar guetos, mas os gays poderiam ter um bairro bem longe daqui, é o que dizem. Mesmo a ‘Associação da Parada do Orgulho Gay’ mostrou-se desfavorável à idéia, por entender que criaria ali um gueto, uma zona de exclusão. Para o autor do projeto, a idéia é segregar mesmo, pois os homossexuais não conseguem andar de mãos dadas onde quer que seja, portanto, é preciso um espaço onde somos respeitados para ser o que somos.



Nenhum comentário: