frase do dia: ‘a homofobia é mais uma constatação da perda da ternura no mundo, ser
preconceituoso com os LGBTs é retroceder; além de prejudicar o crescimento humano.’

(letícia spiller - atriz brasileira)

última atualização: 19/08/2009 20:36:42

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

sistema e preconceito



sistema
Sentada numa cadeira onde estive sentada por dezenas de vezes, esperei o promotor entrar na sala de audiência. Sete anos aguardando pela Justiça, a Justiça tarda, mas não falha, não é o que dizem?
Talvez o juiz adie de novo - o promotor falou-me ao ouvido -, mas não desanime, hoje justiça será feita - e quando fui chamada para testemunhar, ele ainda cochichou: não complique, seja apenas sincera.
O advogado de defesa aproximou-se e falou-me com desdém: descreva o que aconteceu naquela noite.
- Fui estuprada.
- Detalhes, por favor.
- Prefiro não — respondi secamente.
- E por que não?
- Porque me é penoso...Difícil de lembrar.
- Difícil de lembrar?! Ele virou-se em direção ao juiz: excelência, esta mulher tem problemas de memória. Não é uma testemunha confiável. Peço que as acusações sejam retiradas e o processo arquivado.
- Não! - gritei - eu quis dizer que me é penoso de...
- Nada mais a perguntar! - falou o advogado - estou satisfeito.
- Mas...
- Retire-se - disse o juiz.
Voltei à minha cadeira de novo, lábios cerrados, rezando para que as lágrimas surgissem no meu rosto, mas os sete anos de espera me secaram, não os sete anos de constantes adiamentos e sim, sete anos tentando não esquecer, reviver tudo, o rosto cruel, as mãos calejadas, o cheiro do suor...
No saguão, o promotor aproximou-se com ar compungido: desculpe-me, mas você sabe como é.
- Como é o quê?
- O rapaz é de boa família, houve acordo e...
Agarrei minha bolsa, apertei-a junto ao peito como se quisesse esmagá-la. Como se fosse ela a culpada. (por dominique lotte)

preconceito
Quando Aída Curi foi currada,
estuprada,
violada,
morta por três homens,
ouvi gente puritana
dizer ainda: — "Bem feito!
Quem mandou ser leviana?"
(por leila míccollis)

aída curironaldo castro

Aída Curi, de 18 anos, recém saída de um colégio foi violentada e jogada de um prédio na Avenida Atlântica (Copacabana) em 1958, pelo porteiro Antônio João, por Ronaldo de Souza Castro e pelo menor Cássio Murilo. O homicídio teve repercussão nacional numa época em que muito se falava da juventude transviada de Copacabana, formada por jovens de classe média, poucos estudavam e nenhum deles trabalhava. Aída Cúri morreu duas vezes. A primeira quando os monstros a atiraram do alto do edifício e segunda quando o júri espezinhou a sua memória, absolvendo um criminoso da laia de Ronaldo Guilherme de Souza Castro. Na hora em que o Juiz pronunciou a sentença absolutória rapazes e moças bateram palmas, viram em Ronaldo o seu ídolo e o seu patrono. Em São Paulo, durante um baile, meninas e rapazes gritaram 'Ronaldo! Ronaldo!', no instante em que lá chegou a notícia de que o matador de Aída conseguira escapar às garras curtas da Justiça. (fonte:O Cruzeiro)

Nenhum comentário: