frase do dia: ‘a homofobia é mais uma constatação da perda da ternura no mundo, ser
preconceituoso com os LGBTs é retroceder; além de prejudicar o crescimento humano.’

(letícia spiller - atriz brasileira)

última atualização: 19/08/2009 20:36:42

domingo, 30 de novembro de 2008

homenagem a uma transexual: jan morris

jan morris, quando era james humphrey morris

Jan Morris é uma historiadora e escritora britânica. Conhecida especialmente pela trilogia ‘Pax Britannica’, uma história do Império Britânico, é também conhecida por seus livros de viagem. Ela escreveu sobre cidades como Hong Kong, Veneza, Oxford, Trieste, Nova York, País de Gales e sobre a cultura espanhola. ‘Venice’, escrito por ela na década de 60 é considerado o melhor já escrito sobre a cidade.

Jan Morris nasceu como James Humphrey Morris (foto a direita), e além de servir no exército britânico na II Guerra Mundial, foi correspondente para o ‘The Times’ quando acompanhou os britânicos em uma expedição que foi a primeira escalada do Monte Everest.

Em 1949, casou-se com Elizabeth Tuckniss, filha de um plantador de chá. Morris e Tuckniss tiveram cinco filhos, incluindo o poeta e músico Twm Morys. A transição para a mudança de sexo, como documentado em um de seus livros, começou nos anos 60, com o início do tratamento hormonal. Em 1972 foi feita a cirurgia em Marrocos, uma vez que os médicos na Grã-Bretanha se recusaram a autorizar o procedimento a menos que Morris e Tuckniss se divorciassem. James Humphrey Morris divorciou-se de Elizabeth em 1972 depois de ter mudado de sexo, mas as duas continuaram a viver juntas em Llanystumdwy, no País de Gales.

Trinta e seis anos depois, com 81 anos, Jan Morris considerada em 2008, pelo jornal ‘The Times’, como a 15ª mais importante escritora britânica do pós-guerra, quando falava no programa 'Bookclub' da Rádio da BBC sobre o seu mais recente livro, anunciou o seu novo casamento, com a mesma Elizabeth, companheira de mais de 60 anos. O casamento das duas aconteceu em maio deste ano.

alguns livros de jan morris

Nenhum comentário: