frase do dia: ‘a homofobia é mais uma constatação da perda da ternura no mundo, ser
preconceituoso com os LGBTs é retroceder; além de prejudicar o crescimento humano.’

(letícia spiller - atriz brasileira)

última atualização: 19/08/2009 20:36:42

sábado, 27 de dezembro de 2008

retrospectiva 2008

barack obama, nancy sutley

Barack Obama, o presidente eleito dos EUA, citou nominalmente os gays em seu primeiro discurso após a eleição e já tem sete membros do primeiro escalão que são homossexuais assumidos. Três deles já haviam trabalhado com o ex-presidente Bill Clinton: o empresário Fred P. Hochberg, a advogada trabalhista Elaine Kaplan e a ex-supervisora de San Francisco Roberta Achtenberg. Obama que também confirmou Nancy Sutley, vice-prefeita de Los Angeles e importante ativista gay nos EUA, para assumir a direção da equipe de proteção ao meio ambiente, já se declarou favorável à união civil e aos direitos iguais para GLBT.

elizabeth II, luiz inácio lula da silvaElizabeth II, rainha da Inglaterra brindou seus súditos anunciando em discurso oficial que o parlamento britânico deverá votar no começo de 2009 um pacote de medidas que vão equiparar direitos de héteros e homossexuais, bem como outras leis que promovem igualdade racial.

Apesar de até agora estar devendo a aprovação de direitos civis GLBTs, em junho o presidente Luiz Inácio 'Lula' da Silva protagonizou o mais importante momento do movimento homossexual brasileiro até hoje, a abertura da Conferência GLBT em Brasília. A presença do Presidente da República, acompanhado da primeira dama e outros ministros de estado foi um marco em nossa história, mesmo sem grande repercussão pública do ocorrido. A uma platéia formada por homossexuais, o presidente Lula fez uma confidência rara, dizendo que conhece 'figuras importantes que não têm coragem de assumir o homossexualismo'.

Em maio, a Suprema Corte da Califórnia aprovou o casamento entre pessoas do mesmo sexo no estado. Entretanto, um grupo contrário à união de casais gays conseguiu reunir as assinaturas necessárias para organizar uma consulta popular sobre o caso. O referendo, chamado de ‘Proposition 8’ foi aprovada nas últimas eleições norte-americanas com 52% dos votos, vetando o casamento entre os homossexuais no Estado da Califórnia. Vários astros de Hollywood como Brad Pitt, Steven Spielberg, Drew Barrymore, Gael Garcia Bernal, George Clooney e empresas como a Levi’s, Pepsi, AT&T e Google manifestaram-se publicamente contrários à 'Proposition 8', e fizeram doações ao grupo ‘Californianos Contra a Eliminação dos Direitos Básicos’ que lutou contra o projeto.

stu rasmussen e fernando gabeiraMesmo com a ‘Proposta 8’ aprovada os homossexuais americanos tiveram o que comemorar. No último pleito, 73 candidatos homossexuais, entre lésbicas, gays, bissexuais e transexuais, num total de 111 representantes da comunidade, que concorreram foram eleitos para cargos públicos. Entre os eleitos estão deputados, secretários de Estado, xerifes, membros de conselhos escolares e prefeitos, como Stu Rasmussen, de 60 anos, o primeiro transgênero a alcançar o cargo de prefeito no país.

No Brasil, as eleições de 2008 tiveram um número recorde de candidatos homossexuais. Foram mais de 50 candidatos, mas apenas 4 se elegeram. Fernando Gabeira, um dos políticos brasileiros mais atuantes na luta por direitos GLBTs perdeu a eleição para prefeito do Rio de Janeiro por menos de 0,5%. Mas conseguiu mobilizar boa parte do conservador eleitorado carioca acostumado com evangélicos e homofóbicos.

matthew mitcham e natasha kaiNas Olimpíadas de Pequim, dos onze (um homem e 10 mulheres) atletas homossexuais assumidos, quatro ganharam medalha de ouro, dois de prata e um de bronze. Ouro para Matthew Mitcham, Austrália (mergulho, plataforma 10 metros e único ouro em esporte individual), Natasha Kai, EUA (futebol); Gro Hammerseng e Katya Nyberg, Noruega (handebol). Prata para Lauren Lappin e Vicky Galindo, EUA, (softball). Bronze para Linda Bresonik, Alemanha (futebol).

O mergulhador Matthew Mitcham que teve grande repercussão por ser um dos raros atletas a assumir a sua homossexualidade no auge da carreira levando o namorado às Olimpíadas, além de tornar-se um ícone do esporte GLBT mundial, foi homenageado pelos Correios da Austrália com um selo. Mas nem tudo são flores para ele. Segundo fontes especializadas em esportes, Mitcham estaria tendo dificuldades para conseguir novos patrocinadores.


Manvendra Singh Gohil, Javier Bardem, Sean PennO príncipe indiano Manvendra Singh Gohil, herdeiro do trono de Rajpipla, foi deserdado após se assumir gay, fato inédito na história das famílias reais da Índia. Mesmo assim no começo do ano ele anunciou que vai adotar uma criança para manter a linhagem. Escolhido para ser homenageado e dar aos visitantes da Europride a real dimensão da situação das pessoas GLBT pelo mundo, ele foi a principal e mais aguardada atração da parada gay de Estocolmo, evento com dez dias de duração.

O ator espanhol Javier Bardem vencedor do último Oscar, em Los Angeles, como o melhor ator coadjuvante pelo papel de um assassino no filme ‘No Country for Old Men’ (Onde Os Fracos Não Têm Vez), foi fotografado, em um dos intervalos, beijando um homem nos bastidores. Javier Bardem foi o primeiro ator espanhol a ganhar o prêmio da Academia.

O longa 'Milk', sobre Harvey Milk (leia sobre ele aqui), ativista gay norte-americano assassinado nos anos 70, foi eleito o melhor filme de 2008 pelo ‘Círculo de Críticos de Cinema de Nova York’. Dirigido por Gus Van Sant, o filme tem como um dos destaques o beijo entre Sean Penn e James Franco. O filme tem duas indicações ao Golden Globe de melhor filme e ator.

Luisa Isabel Álvarez de Toledo y Maura, Ellen DeGeneres, Portia de Rossi, George Takei, Brad AltmanLuisa Isabel Álvarez de Toledo y Maura, 21ª duquesa de Medina-Sidonia, se casou com a namorada e secretária particular no leito de morte em Sanlúcar de Barrameda, na Espanha. Este foi o último ato da 'Duquesa Rosa' em prol da companheira.

Ellen DeGeneres, 50 anos, e Portia de Rossi, 35 anos, lindas e finalmente casadas. O casamento foi anunciado por DeGeneres em seu talk show logo após a Suprema Corte da Califórnia autorizar a união entre pessoas do mesmo sexo. As duas atrizes estão juntas há quatro anos.

Uma outra união anunciada na mesma semana em que a Califórnia tornou legal o casamento entre pessoas do mesmo sexo. O ator George Takei, de 71 anos de idade, famoso por seu trabalho em ‘Jornada nas Estrelas’ e visto recentemente em ‘Heroes’ casou-se com seu parceiro, Brad Altman de 54 anos, com quem já vivia há 21 anos. O casamento foi no ‘Japanese American National Museum’ em Los Angeles, local criado com a ajuda de Takei para homenagear os japoneses e descendentes de japonesas que viviam nos EUA durante a 2ª Guerra Mundial e foram levados a campos de refugiados.

Orkut Buyukkokten, Marc Jacobs, Queen LatifahOrkut Buyukkokten, o criador da mais popular rede de relacionamentos entre os brasileiros e que esteve no país esse ano, anunciou o casamento com seu companheiro Derek Holbrook.

Marc Jacobs, o estilista que assina grife com seu nome, e está à frente da poderosa ‘Louis Vuitton’, foi considerado pela ‘Out Magazine’ como o 8º gay mais influente dos EUA. Esse ano ele anunciou o casamento com seu namorado brasileiro, Lorenzo Martone.

Todos já sabiam ou desconfiavam dela. A super-estrela da música e cinema Queen Latifah saiu do armário em grande estilo e se casou com sua até então preparadora física e elas já anunciaram que querem adotar.

Cyndi Lauper, Marina Lima e NetinhoCyndi Lauper, a ultra-simpatizante cantora rodou o mundo com seu show ‘True Colors’ promovendo direitos GLBTs. Nos shows do Brasil usou bandeiras do Arco-Íris.

No Brasil, a cantora Marina Lima, símbolo sexual desde os anos 80 e que nunca foi muito de falar de sua vida pessoal, já havia assumido há tempos sua bissexualidade. Mas esse ano surpreendeu todos ao revelar que sua primeira experiência lésbica foi aos 17 anos com a cantora baiana Gal Costa.

E o cantor Netinho, astro do axé assumiu a sua bissexualidade. Em polêmica entrevista revelou que já viveu amores tanto com homens quanto com mulheres. Foi bombardeado por militantes por acharem que ele deveria se assumir gay e não bissexual. Um caso retumbante do preconceito sofrido por bissexuais dentro da comunidade GLBT.

laci e fernando, ONUO Senado argentino revogou o Código de Justiça Militar, acabando com a pena de morte e a punição a soldados homossexuais. A lei foi aprovada por todos os sessenta senadores. A nova lei cria ainda punições para discriminação e assédio sexual.

Situação inversa no exército brasileiro, onde Laci Marinho de Araújo e Fernando Alcântara de Figueiredo, dois militares da ativa, quando numa atitude inédita resolveram se assumir, não apenas suas orientações sexuais, mas também o relacionamento estável de dez anos na capa de uma das mais importantes revistas do país, foram perseguidos e um deles teve a prisão decretada.

Celebrando, neste mês, o 60º aniversário da ‘Declaração Universal dos Direitos Humanos’ a Assembléia Geral da ONU declarou que vai auxiliar para que o texto sirva para combater violações relacionadas à orientação sexual e identidade de gênero. Foi a primeira vez que a Assembléia Geral usou a Declaração dos Direitos Humanos para demonstrar simpatia à causa gay. Para o jurista da ‘Human Rights Watch’, Boris Dittrich, ‘direito universal significa que não dá margem a exceções’.

(fontes: MixBrasil, Gay1, A Capa, G1)

3 comentários:

SUNDAY PARTY ! disse...

COLOQUEI UM LINK DE CS NO MEU BLOG :
WWW.CANOADEMENINAS.BLOGSPT.COM

Fabíola disse...

Nossa mas esse ano ferveu mesmo pra nós hein?Coisa boa...
Ano que vem tem mais.
Adorei o novo layout!
Perfeito!
Bjooos!

Águeda Macias disse...

Ótimo retrospectiva! 2008 foi um bom ano apesar de tudo, não?

Beijos e boa virada de ano pra você, Mara!