frase do dia: ‘a homofobia é mais uma constatação da perda da ternura no mundo, ser
preconceituoso com os LGBTs é retroceder; além de prejudicar o crescimento humano.’

(letícia spiller - atriz brasileira)

última atualização: 19/08/2009 20:36:42

quinta-feira, 26 de março de 2009

homenagem a um gay: walt whitman

Walt Whitman

Walt Whitman nasceu em West Hills, em 1819, e foi educado com a rigidez característica dos quakers, comunidade de que sua mãe, de origem holandesa, fazia parte. Acreditava na democracia, na iniciativa individual e na liberdade pessoal. Defendeu abertamente a homossexualidade. Também se preocupava em estimular o gosto pela vida ao ar livre e pelos valores da natureza. Também buscou a liberdade na forma que escrevia suas poesias que eram em verso livre, sem rimas. Sua obra influenciou muitos autores como Oscar Wilde, Fernando Pessoa e García Lorca. Walt Whitman publicou seus poemas nas sucessivas edições do livro ‘Leaves of Grass’, sempre com o acréscimo de novos poemas. A coleção de poemas foi descrita como obscena por sensualidade manifesta.

Em 1841 mudou-se para Manhattan. Na grande metrópole, trabalhou como jornalista no ‘Broadway Journal’, dirigido então por Edgar Allan Poe. Eclético, assinava crítica de ópera e teatro, relatos de jogos de baseball, crônicas do quotidiano, artigos sobre a questão escravagista, pequenos contos, ficção gótica, guias de viagem. Participou com ardor da vida da cidade, não deixava de frequentar night-clubs e bares de má fama, nem prescindia de conviver com operários e marinheiros. Tinha 29 anos quando lhe ofereceram um lugar na redação do jornal de Nova Orleans, então seguiu caminho na companhia do irmão Jeff e instalou-se num bairro boêmio. A miscigenação cultural da cidade fascina-o, mas a segregação social provocou nele uma rejeição natural. Ao fim de três meses, partiu. Indômito espírito de um viajante. Viajante de partidas e regressos, de amarras e liberdades.

Walt WhitmanUm dos acontecimentos que marcou a sua poesia foi a Guerra Civil. Ao visitar seu irmão, George, ferido durante a guerra, Whitman começou a ajudar os soldados como voluntario, dando início em Washington a uma penosa peregrinação de visitas a hospitais. Ele permaneceu na cidade após a guerra e teve então sua mais forte relação, com um condutor de veículos chamado Peter Doyle. Mais tarde, porém, após um derrame, ele foi forçado a viver com o seu irmão George. Depois de estar recuperado, partiu em viagem. Com o reconhecimento de seu trabalho, ele pode então comprar sua própria casa.

No mundo das artes, sempre nos deparamos com figuras notadamente gays. Alguns, diante de especulações, tratam logo de desmentir. Outros poucos vão logo assumindo, ou ainda deixando no ar, sem a mínima preocupação do que as pessoas possam pensar sobre sua orientação sexual. Um destes notáveis é Walt Whitman. Em muitas de suas obras é notável e marcante o teor homo-herótico, com fortes doses de sensualidade e sexualidade. Whitman, porém não se mostrava apenas um poeta do desejo carnal, ele foi também o escritor das minorias, atacando a repressão de homens e mulheres, das figuras excluídas e marginalizadas. A paixão de Whitman pelo concreto, pelo real e pelo incorporado, afastou-o da indesejável especulação: ‘Eu aceito a realidade e não ouso questioná-la’.


Neste momento terno e pensativo
Aqui sentado a sós
Sinto que existem noutras terras outros homens
Ternos e pensativos,
Sinto que posso dar uma espiada
Por cima e avistá-los
Na França, Espanha, Itália e Alemanha
Ou mais longe ainda
No Japão, China ou Rússia,
Falando outros dialetos,
E sinto que se me fosse possível
Conhecer esses homens
Eu poderia bem ligar-me a eles
Como acontece com homens de minha terra,
Ah e sei que poderíamos
Ser irmãos ou amantes
E que com eles eu estaria feliz.

2 comentários:

SAPATARIA disse...

Olá!

Queria parabenizar pelo blog e convidar para também apreciar o nosso: sapatariadf.wordpress.com

Ótimo trabalho!!

Att,

Ludmila Gaudad

Jefferson Bessa disse...

Walt Whitman, antes de qualquer dado biográfico, foi um poeta apenas. É um dos grandes!

Um abraço