frase do dia: ‘a homofobia é mais uma constatação da perda da ternura no mundo, ser
preconceituoso com os LGBTs é retroceder; além de prejudicar o crescimento humano.’

(letícia spiller - atriz brasileira)

última atualização: 19/08/2009 20:36:42

terça-feira, 17 de março de 2009

sombra e luz (14)

o vaticano, a mulher e a máquina de lavar roupas
L'Osservatore Romano

O jornal do Vaticano, ‘L'Osservatore Romano’, em um artigo ao homenagear a mulher no último ‘Dia Internacional da Mulher’, nos brindou com mais uma de suas 'pérolas'. No artigo, o jornal afirma que a máquina de lavar talvez tenha feito mais pela liberação da mulher no século 20 do que a pílula anticoncepcional ou o acesso ao mercado de trabalho. Com o título ‘A Máquina de lavar e a liberação das mulheres - ponha detergente, feche a tampa e relaxe’, pasmem, escrito por uma mulher, conta a história da máquina de lavar, desde um modelo rudimentar de 1767 na Alemanha, até os modernos equipamentos com os quais a mulher pode tomar um capuccino com as amigas enquanto a roupa é lavada. O artigo cita as palavras da feminista americana Betty Friedan, que, em 1963, descreveu ‘o momento sublime de poder trocar a roupa de cama duas vezes por semana em vez de uma só’. Segundo o texto, embora os primeiros modelos fossem caros e pouco confiáveis, a tecnologia evoluiu a tal ponto que há agora a imagem da supermulher, sorrindo, maquiada e radiante entre os equipamentos de sua casa.

militares gays não serão mais punidos na argentina
exército da argentina

Entrou em vigor na Argentina o novo Código Militar adotando, entre outras normas, a descriminalização da homossexualidade nas Forças Armadas. Pelas normas, não só os homossexuais passam a ser permitidos nas tropas militares como haverá também punição à discriminação. Antes da reforma, soldados homossexuais eram presos sob a acusação de ‘delito de honra’ que poder acontecer dentro ou fora dos campos militares. As novas regras substituem o Código de Justiça Militar de 1951 e incluem o fim da pena de morte por traição, rebelião ou espionagem. Além disso, os militares passam a ser julgados pela justiça comum.

colômbia entrou na lista de países que reconhecem união civil gay
colômbia

Em fevereiro, membros da organização ‘Colômbia Diversa’, a maior ONG gay da Colômbia, tiveram um bom motivo para comemorar. Além de completar cinco anos de existência da entidade, a Corte Constitucional do país anunciou que vai conceder aos casais gays os mesmos direitos já gozados por casais héteros. A sentença do Supremo Tribunal é considerada um salto histórico com relação aos direitos LGBTs. A medida deve beneficiar cerca de 300 mil casais gays, que passam a contar com direito à herança, pensão e outros benefícios que até então eram concedidos a héteros. No entanto, a questão da adoção, a situação continua a mesma. Casais gays colombianos dificilmente conseguem a guarda de alguma criança judicialmente ou passar pelo processo burocrático para a adoção.

EUA: pesquisador gay vai assumir programa contra aids
Jeffrey Crowley

Assim que o presidente Barack Obama foi eleito, diversos representantes da comunidade GLBT americana foram indicados a cargos importantes em sua administração. Agora a Casa Branca anunciou que Jeffrey Crowley será o novo responsável pelo Programa de Combate à Aids. Obama afirmou que Jeffrey Crowley traz a experiência e o conhecimento que ajudarão o país contra a crise do HIV/AIDS, e provavelmente desenvolverá políticas que irão beneficiar americanos soropositivos. Gay assumido, Crowley é o pesquisador chefe da Universidade Johns Hopkins e também da Universidade de Georgetown. Desde 2000, o pesquisador vem estudando o HIV e suas mutações. (fontes: FolhaOnline, G1, Athos)

2 comentários:

@millafersan disse...

olá querida, passando pra deixar bjs..

Daniela Figueiredo disse...

Mara, quase que meu texto do Panela foi sobre o feminismo. E de quebra, veio a reportagem do Vaticano, sobre a máquina de lavar roupa para me auxiliar nos argumentos. Mas desisti de publicá-lo, iria assustar a todos os visitantes, não consigo ser uma feminista light, como diz a Rê. Então publiquei o texto sobre a Avó, que não deixa de ter uma opinião feminista, para terror dos homens.
Agora voltanto à maquina de lavar, percebemos qual é o arquétipo da mulher para o vaticano, ainda é o da mulher doméstica. O símbolo da liberdade feminina ser a máquina de lavar roupa! Utensílio doméstico tem que ser encarado como conforto, que tantos homens quanto mulheres merecemos, e nao como símbolo do feminismo. A máquina de lavar roupa é para todos - homens e mulheres. E o que mais indigna é que foi escrito por uma mulher. Ela certamente deve ignorar as diversas conquistas que as mulheres tiveram ao passar do tempo: desde ao direito de cursar uma faculdade ao de poder optar por ser mãe ou não. Infelizmente nem todos estão bem instruídos e informados a respeito. Ainda temos muito que conquistar. Beijos da amiga feminista - sem saber que era feminista (consegui desabafar aqui).