frase do dia: ‘a homofobia é mais uma constatação da perda da ternura no mundo, ser
preconceituoso com os LGBTs é retroceder; além de prejudicar o crescimento humano.’

(letícia spiller - atriz brasileira)

última atualização: 19/08/2009 20:36:42

sábado, 1 de dezembro de 2007

1 de dezembro: dia mundial de luta contra a aids

Transformar o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi uma decisão da ‘Assembléia Mundial de Saúde’, em outubro de 1987, com apoio da ONU (Organização das Nações Unidas). A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV. No Brasil, a data passou a ser adotada, a partir de 1988.

Porque o laço vermelho como símbolo?

O laço vermelho é visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a aids, foi escolhido por causa de sua ligação ao sangue e à idéia de paixão. O projeto do laço foi criado, em 1991, pela ‘Visual Aids’, grupo de profissionais de arte, de New York, que queriam homenagear amigos e colegas que haviam morrido ou estavam morrendo de aids, além de conscientizar as pessoas para a transmissão do HIV, divulgar as necessidades dos que vivem com a doença e angariar fundos para promover a prestação de serviços e pesquisas.

Foi usado publicamente, pela primeira vez, pelo ator Jeremy Irons, na cerimônia de entrega do prêmio Tony Awards, em 1991, e se tornou símbolo popular entre as celebridades nas cerimônias de entrega de outros prêmios e virou moda. A imagem do laço continua sendo um forte símbolo na luta contra a aids, reforçando a necessidade de ações e pesquisas sobre a epidemia.

O espírito da solidariedade inspirado no laço vermelho está se espalhando e vem criando mais significados para o uso de outros:
- o laço rosa se tornou símbolo da luta contra o câncer de mama.
- o amarelo é usado na conscientização dos direitos humanos dos refugiados de guerra e nos movimentos de igualdade.
- o verde é utilizado por ativistas do meio ambiente preocupados com o emprego da madeira tropical para a construção de sets na indústria cinematográfica.
- o lilás significa a luta contra as vítimas da violência urbana.
- o azul promove a conscientização dos direitos das vítimas de crimes e, mais recentemente, também vem sendo adotado pela campanha contra a censura na internet.

Nenhum comentário: