frase do dia: ‘a homofobia é mais uma constatação da perda da ternura no mundo, ser
preconceituoso com os LGBTs é retroceder; além de prejudicar o crescimento humano.’

(letícia spiller - atriz brasileira)

última atualização: 19/08/2009 20:36:42

sábado, 5 de janeiro de 2008

descobrindo o prazer de se bastar

Ficar sozinha, relaxar e fantasiar com cenas quentes que te chamaram a atenção pode ser uma boa proposta para uma sexualidade bem resolvida. Sobre masturbação, muitas mulheres, na maioria das vezes tem muita dificuldade de falar a respeito. É compreensível, já que desde criança, ouvimos dizer que este ato de prazer é pecado, faz mal e diversos outros argumentos que tentam tirar de nós esta satisfação. Vivemos numa cultura machista e paternalista que prega o sexo como uma coisa condenável, por isso a masturbação feminina é rejeitada até hoje aqui no ocidente. E, muito mais do que prazer é vista como fonte de culpa, oriunda da cultura judaico-cristã que planta uma moral bastante discutida, esta culpa figura como uma condenação por ser um ato apenas de prazer, sem a finalidade de reprodução. A Igreja sempre associou sexo com pecado, a música da Rita Lee chamada 'Amor e Sexo' diz exatamente isso: amor é cristão, sexo é pagão. No início do século XX, a mulher que se masturbava temia por acreditar que poderia ter graves conseqüências tais como, debilidade mental, perseguição espiritual, cegueira e outros problemas de saúde.

Um estudo feito no Brasil revelou que apenas 52% das mulheres admitem que se masturbam. É um índice muito baixo se comparado com o dos homens. Eles ficam estimulados com imagens, fotos, vídeos e recordações de uma mulher atraente e é o que basta para buscarem um lugarzinho discreto. Nós, por outro lado, nos estimulamos com as ações ligadas ao romance, ao carinho e ao envolvimento. Por isso, a dificuldade, em criar um momento ou uma situação apropriada para a masturbação. Este prazer individual é um eficaz caminho para descobrir o corpo, a sexualidade e como sentir mais prazer. A mulher bem resolvida sexualmente tem muito mais chances de conquistar e de se relacionar bem, ela cobra menos. A masturbação é uma prática que alivia o stresse, a irritabilidade e a instabilidade emocional, e faz a mulher muito mais alegre, bem humorada e sensual, pois durante o orgasmo o cérebro é inundado pelo endorfina que é um hormônio que produz uma sensação de alívio e bem-estar.

Agora, se você também é daquelas que fica toda envergonhada e culpada quando o assunto é masturbação, tente. Liberte-se do tabu que existe em torno do assunto e veja que não há nada de mal em "ficar um pouco sozinha". Quando encontrar o momento certo, invista em você mesma. Pode ser surpreendente.

nota: em 1997 a WAS (Associação Mundial de Sexologia) passou a considerar à masturbação como um direito de expressão sexual do ser humano.

(por Jussara Hadadd, terapeuta holística, especializada em sexualidade)

2 comentários:

Luiz Lailo disse...

Sempre ouvi dizer que nascia cabelo na palma da mão...
Acho que era mentira.

Anônimo disse...

excelente e ainda necessaria a informação.nada mais natural que o prazer (incluindo 0 sexo).Informar o mais possível para criar uma nova mentalidade:amadurecida,mais livre,mais feliz. abraço.Van.
http://van-cent.zip.net