frase do dia: ‘a homofobia é mais uma constatação da perda da ternura no mundo, ser
preconceituoso com os LGBTs é retroceder; além de prejudicar o crescimento humano.’

(letícia spiller - atriz brasileira)

última atualização: 19/08/2009 20:36:42

terça-feira, 1 de abril de 2008

FIFA, coréia do sul, espanha

presidente da FIFA pede para jogadores gays assumirem
O universo machista do futebol foi surpreendido pelo pedido do presidente da FIFA (Federação Internacional de Futebol) para que os jogadores gays assumam sua homossexualidade. O poderoso Sepp Bletter fez um pedido em recente entrevista dizendo que os jogadores devem "parar de esconder sua orientação sexual". Blatter citou o exemplo das jogadoras do futebol feminino que declaram sua homossexualidade e vivem em harmonia com o esporte. Ele disse que os jogadores homens deviam aprender com suas companheiras de profissão. "Existem jogadores de futebol gays, mas eles não declaram isso porque acham que não serão aceitos nessas organizações machistas (clubes)" disse Blatter. "Veja as mulheres do futebol: a homossexualidade é mais popular entre elas" acrescentou. Em 2001, a Associação Britânica de Futebol mudou a legislação e inseriu penalidades para a discriminação movida pela orientação sexual.

lésbica assumida disputa as eleições na Coréia do Sul
Choi Hyun-soo, lésbica assumida, anunciou que vai concorrer às eleições para deputada em Seul, Coréia do Sul. Ela concorre para as eleições em abril pelo Novo Partido Progressista. Choi declarou-se lésbica publicamente em 2004 ao assumir o cargo de presidente do comitê das ‘Minorias Sexuais’ do partido democrata-trabalhista, e prometeu continuar trabalhando para as minorias. Questionada se uma lésbica seria uma boa deputada, ela respondeu que "somente um membro da minoria pode compreender e trabalhar corretamente para ela". Choi Hyun-soo, de 51 anos, é a primeira candidata abertamente lésbica às eleições parlamentares.


espanhóis elegem 1º deputado gay casado com parceiro
Ernesto Gasco é o primeiro deputado homossexual assumido e casado com companheiro eleito na Espanha. Gasco (à esquerda), do partido socialista, foi eleito deputado em San Sebastián. Ele também foi um dos primeiros políticos a assumir sua homossexualidade. Gasco se casou com Alonso logo após a aprovação do casamento gay na Espanha. Já o primeiro deputado gay a se assumir foi Miguel Iceta, durante as campanhas para deputado em 1999 na Catalunha.

Nenhum comentário: