frase do dia: ‘a homofobia é mais uma constatação da perda da ternura no mundo, ser
preconceituoso com os LGBTs é retroceder; além de prejudicar o crescimento humano.’

(letícia spiller - atriz brasileira)

última atualização: 19/08/2009 20:36:42

quarta-feira, 2 de abril de 2008

dana internacional

Dana International é uma cantora pop de Israel nascida com o nome de Yaron Cohen em Tel Aviv no ano de 1972, submeteu-se em 1993 a uma operação de mudança de sexo em Londres. Durante algum tempo viveu como Sharon Cohen, antes de adotar o nome artístico de Dana International.

De raízes familiares iemenitas, trabalhou como drag queen em discotecas gays de Tel Aviv, tendo sido descoberta pelo DJ Offer Nissim, que se tornou o seu mentor e produtor em vários discos. O seu primeiro sucesso em Israel foi ‘My Name's Not Sa'ida’, uma versão da canção ‘My Name's Not Susan’ de Whitney Houston.

Em 1993 lançou o seu primeiro álbum ‘Dana International’, disco de ouro em Israel. O seu segundo disco, ‘Umpatampa’ valeu-lhe o prémio nacional de melhor artista feminina. ‘Maganuna’ ("louca" em árabe) foi o nome do seu terceiro disco, cujo tema homônimo estava orientado para os fãs do mundo árabe.

‘Maganuna’ foi banido no Egito, país onde é conhecida como Saida Sultana, e onde Dana foi acusada de ser uma agente da Mossad cujo objectivo era corromper a juventude egípcia e proibida de entrar no país. O disco seria também banido na Jordânia. Estima-se que tenham sido vendidas milhões de cópias ilegais em ambos os países.

Famosa pela sua vitória no ‘Festival Eurovisão da Canção’ de 1998 com a canção ‘Diva’, gerou controvérsia em Israel, em particular nos setores do judaísmo ortodoxo, descontentes com o fato de uma transexual representar o país no concurso. O então secretário de Estado da Saúde, Shlomo Ben-Izri, membro do partido religioso Shas, vai à mídia e diz que Dana é uma abominação e envergonha Israel e que nem na cidade bíblica de Sodoma existiu alguém assim.

Apesar da controvérsia, a vitória de Dana no festival fez com que o então primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, a recebesse como heroína nacional. Dana continua a fazer sucesso em Israel, onde é uma personalidade televisiva e protagonista de campanhas publicitárias.

‘Festival Eurovisão da Canção’ de 1998
onde Dana foi vitoriosa com a canção ‘Diva’


Nenhum comentário: