frase do dia: ‘a homofobia é mais uma constatação da perda da ternura no mundo, ser
preconceituoso com os LGBTs é retroceder; além de prejudicar o crescimento humano.’

(letícia spiller - atriz brasileira)

última atualização: 19/08/2009 20:36:42

quinta-feira, 15 de maio de 2008

livro: lançamentos

titulo: ‘manual de direitos dos homossexuais: legislação e jurisprudência'
autor: cláudia thomé toni

O livro que trata das questões polêmicas relacionadas aos interesses dos homossexuais e às uniões entre pessoas do mesmo sexo, escrito pela juíza Cláudia Thomé Toni, foi lançado hoje, dia 15 de maio. A obra tem o objetivo de esclarecer dúvidas comuns a muitas pessoas sobre os assuntos relacionados aos direitos dos homossexuais, assuntos estes que já são previstos em lei e consagrados pelos tribunais, mas desconhecidos por muitos. O livro é um manual prático, que tem por finalidade facilitar a compreensão do tema e elucidar as dúvidas dos leitores acerca de questões cotidianas dos homossexuais ou das pessoas que os cercam.

titulo: ‘hiding in hip hop’
autor: terrance dean

Se até agora falar sobre homossexualidade no meio hip hop era um tabu, já não é mais. Terrance Dean, executivo da MTV, lançou nos Estados Unidos, o livro ‘Hiding in Hip Hop’ (‘Escondendo no Hip Hop’ numa tradução livre). O livro, segundo o autor, é um desejo antigo e nasceu da observação das barreiras criadas entre artistas deste gênero musical em falar sobre homossexualidade. No livro ele discute possíveis motivos e conseqüências do tema não ser tratado abertamente dentro do universo do hip hop, fazendo paralelo com outros gêneros musicais, muitos dos quais com artistas que há tempos assumiram publicamente sua homossexualidade, tornando-se ícones entre gays e lésbicas no mundo todo. Dentro da cultura masculina de hip hop e Hollywood, há uma cultura gay bem conhecida, mas que a indústria prefere esconder. Todos querem saber a verdade sobre o seu ídolo favorito, mas a intenção do autor não é tirar ninguém do armário, ele não revela quem é homossexual, apenas lista boatos que surgem na mídia e, dentro deste contexto, discute a homofobia no universo hip hop.

titulo: ‘on being a gay parent’
autor: brett web-mitchell

Brett Web-Mitchell, pastor presbiteriano gay membro da ‘United Church of Christ’, única congregação protestante a favor dos matrimônios entre pessoas do mesmo sexo, lançou um livro que discute homossexualidade e família. Brett Web-Mitchell, que assumiu-se publicamente homossexual há 12 anos, é também pai de 2 filhos de seu primeiro casamento. O livro ‘On being a gay parent’ (‘Sendo um pai gay’ numa tradução livre) é um guia para que os pais aprendam a expor sua homossexualidade para os filhos. Segundo ele, os pais gays têm de enfrentar os mesmos problemas diários que os pais heterossexais, com o agravante que seus filhos são tratados como diferentes por terem pais gays. Explicou, também, que escreveu o livro porque não havia ninguém que fosse pró-gay, pró-filhos, pró-família e pró-cristianismo. Os livros que tratam de pais gays e cristianismo são muito pouco cristãos.

titulo: ‘um estranho em mim’
autor: marcos lacerda

Este romance conta a história de Eduardo, um bem-sucedido médico de meia-idade, e do seu amor por Alexandre, um garoto de 17 anos. Ousado e longe dos moralismos tradicionais, o livro é um mergulho na alegria, no desespero, no abandono e na dor de quem já experimentou o que é amar e perder. O livro pode ser lido por gays e não gays, porque mesmo partindo de uma temática homoerótica, fala das vivências profundas do ser humano, homossexual ou não, da solidão e do medo que todos experimentamos ao longo da vida. O livro rendeu ao autor o prêmio ‘Novos Autores Paraibanos’. Marcos escreveu o livro enquanto terminava seu mestrado em Psicologia Social e atendia pacientes em seu consultório. Atualmente, além das atividades como psicólogo, desenvolve pesquisas sobre a violência contra homossexuais, como aluno do Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Paraíba.

Nenhum comentário: