frase do dia: ‘a homofobia é mais uma constatação da perda da ternura no mundo, ser
preconceituoso com os LGBTs é retroceder; além de prejudicar o crescimento humano.’

(letícia spiller - atriz brasileira)

última atualização: 19/08/2009 20:36:42

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

sombra e luz (11)

simon miltonangela eagle

Na Inglaterra, o prefeito de Londres, Boris Johnson, nomeou o ex-conselheiro de Westminster, Simon Milton, como o novo assessor da prefeitura. Simon será responsável pelo planejamento da política municipal. Sua indicação se segue à saída do antigo assessor da prefeitura, Ray Lewis, afastado do cargo após denúncias de irregularidades financeiras e quebra do decoro. Em junho deste ano, Simon Milton uniu-se civilmente ao seu companheiro de mais de 20 anos, o também conselheiro de Westminster, Robert Davis.

ben bradshawalan duncanA ministra do Tesouro inglês Angela Eagle, cotada como a quarta pessoa GLBT mais poderosa da Inglaterra, e sua companheira por 18 anos, Maria Exall, celebraram o contrato de União Civil em Londres. Assim, Angela torna-se a primeira parlamentar lésbica a assinar um contrato de União Civil no mundo. Além de Angela, outros dois parlamentares ingleses já se utilizaram da lei de União Civil do país. Há dois anos, o ministro da Saúde, Ben Bradshaw se tornava o primeiro político a assinar um ato de União Civil entre pessoas do mesmo sexo. Em julho deste ano, Alan Duncan, que foi o primeiro deputado conservador a anunciar publicamente sua homossexualidade, e que é responsável pela área de Negócios do partido, agora, tornou-se o primeiro parlamentar a contrair União Civil no país.

stefan pezner e jörg haiderNa Áustria, o deputado Stefan Petzner, 27, afirmou em entrevista concedida a uma rádio que era amante de um outro político, Jörg Haider, morto em 11 de outubro. Petzer foi à emissora falar sobre a confirmação de que ele vai ocupar o cargo de líder da Aliança para o Futuro da Áustria, antes ocupado por Haider. No meio da conversa, o deputado acabou confirmando rumores que existiam há tempos: que Jörg e ele tinham uma relação que ia muito além da amizade, estavam ligados por algo realmente especial. Jörg era o homem da sua vida. Petzner e Haider conheceram-se há 5 anos.


stu rasmussenfred p. hochbergNos Estados Unidos, Stu Rasmussen, de 60 anos, é o primeiro transgênero a alcançar o cargo de prefeito no país, na cidade de Silverstone, no Oregon. Rasmussen tem atuado na política em Silverstone há 20 anos e foi prefeito da cidade por duas vezes, mas somente agora colocou prótese de silicone, passou a se vestir e usar saltos altos de mulher. Stu Rasmussen venceu o prefeito anterior Ken Hector. Curiosamente, seu slogan era a preservação do estilo de vida tradicional da cidade. Ela é casada com uma mulher, Victoria Sage, há 35 anos.

elaine kaplanroberta achtenbergE o presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, nomeou sete homossexuais assumidos para fazerem parte de sua equipe de transição. Eles terão a função de conferir como anda o funcionamento dos departamentos e órgãos federais e aprender como trabalhar neles. Três deles já haviam trabalhado com o ex-presidente Bill Clinton e voltam agora para ajudar Obama: o empresário Fred P. Hochberg, a advogada trabalhista Elaine Kaplan e a ex-supervisora de San Francisco Roberta Achtenberg. O futuro presidente deu uma ordem proibindo incisivamente que qualquer membro de sua equipe discrimine qualquer pessoa por sua cor, raça, religião ou orientação sexual.

gal costamarina limaNo Brasil, país do ‘me engana que eu gosto’, as cantoras, ícones lésbicos, no máximo, se dizem bissexuais, afinal, no imaginário coletivo é preciso constar um homem rolando entre os lençóis de suas alcovas para que a vendagem de seus CDs não despenque.

O mais recente ‘bafon’ (ou bafão, usado por gays para escândalo, fofoca) envolvendo celebridades tupiniquins foi com a cantora baiana e musa dos anos 60 e 70, Gal Costa e a consagrada cantora e compositora carioca, Marina Lima, uma das figuras femininas pioneiras do rock e da música eletrônica brasileira e também ícone lésbico, como a própria Gal, Maria Bethânia, Ângela RôRõ, Ana Carolina, Zélia Duncan, Isabella Taviani e tantas outras.

De acordo com o jornal ‘O Dia’, a cantora baiana impediu a entrada de Marina em seu prédio, em Salvador (BA). Tudo por conta da sua polêmica entrevista à ‘Revista Joyce Pascowitch’ (veja aqui a entrevista), onde além de falar sobre as famílias conservadoras, revela que a sua primeira transa gay foi com a diva Gal Costa. Enquanto ventos modernos, na virada dos tempos, chocalham antigos umbrais espanando o ranço, em Terra Brasilis, continuamos patinando na mediocridade.

4 comentários:

Anônimo disse...

Concordo com você em tudinho e mais um pouco...
Ô país esse nosso...
Bjos!

Anônimo disse...

Ahh obrigada pelo comentário no meu tb hehehe e eu sou essa por inteiro na foto,a morena!
Bjooo!

Anônimo disse...

Gal Costa e Marina Lima, ambas já fotografaram para a Playboy em poses completamente desinibidas. Não sei se apontavam no público feminino

Anatólia disse...

Gal e Marina... hum bafão...
Tava mais que na hora de quebrar o gelo e rolar algum bafo. As "musas" lesbicas brasileiras são quase "ice berg", tão sempre se escondendo e negando, fora raros casos. Uma das grandes sereias q vive nas rochas é a tal Ana Carolina, sempre querendo tapar o sol com a peneirinha, Bem o assunto não era propriamente esse, mas agora já falei.
E fui-me.
Mara... beijos.