frase do dia: ‘a homofobia é mais uma constatação da perda da ternura no mundo, ser
preconceituoso com os LGBTs é retroceder; além de prejudicar o crescimento humano.’

(letícia spiller - atriz brasileira)

última atualização: 19/08/2009 20:36:42

segunda-feira, 4 de maio de 2009

livro: segundo desejo

autor: joão batista pedrosa
editora: iglu

João Batista Pedrosa é psicólogo e terapeuta sexual, trata das várias disfunções sexuais masculinas e femininas. É especializado no atendimento de homossexuais.

Segundo Desejo - João Batista Pedrosa

Quando começou a atender homossexuais, João Batista Pedrosa procurou apoio de um especialista, mas não conseguiu. Tentou encontrar livros específicos e concluiu que pouco ou nada havia sobre o tema. Então resolveu desbravar este caminho. O objetivo dos homossexuais quando procuram ajuda é viver sem culpa nem vergonha sua sexualidade. Mas não é fácil. Além da auto-aceitação, o princípio de tudo, ainda têm de combater os preconceitos da sociedade. Depois de quatro anos de investigação e 52 atendimentos a homossexuais, decidiu reunir sua experiência no livro ‘Segundo Desejo’. O livro, recomendado aos pais, educadores e profissionais da saúde, pretende, sobretudo, combater uma das principais causas do preconceito contra o homossexual: a falta de conhecimento.

A obra está dividida em três partes. Na primeira delas são as perguntas mais frequentes dos seus clientes no consultório, na maioria das vezes pais preocupados em como agir com a homossexualidade de seus filhos. Dúvidas sobre como e qual a melhor hora para conversar sobre o assunto, a homofobia e até a atuação de um educador frente à diversidade sexual dentro de sua sala de aula.

A segunda parte é constituída de artigos sobre homossexualidade e homofobia escritos pelo psicólogo a sites e revistas, artigos que tratam da homossexualidade para o público leigo, e para o homossexual serve como um guia de autoconhecimento.

A terceira parte discute a homofobia na sociedade brasileira, e mundial, como forma de coibir as ações dos homossexuais, relegando a presença deles aos guetos específicos longe dos olhos das ‘pessoas de família’.

Em uma entrevista dada para a Revista Sábado de Portugal, João revelou que os clientes que o procuram são os que sofrem por não aceitarem a sua própria homossexualidade. E o seu trabalho como psicólogos é fazer com que deixem de ter problemas com sua orientação sexual, para que sejam felizes, vivendo sem culpa ou vergonha. Com a descoberta da homossexualidade a primeira etapa é a total negação, e o receio da descoberta faz com que muitos homossexuais se envolvam em relacionamentos heterossexuais. A segunda fase é a dissimulação tendo um relacionamento homossexual clandestino, uma ‘vida dupla’ e muito medo da descoberta e da punição. A seguir vem a resignação, em que o indivíduo fica na semiclandestinidade, estabelece uma ligação estável com um parceiro que apresenta a um grupo restrito de amigos. A homossexualidade é reforçada positivamente, mas a sua grande preocupação é não ser descoberto por amigos, familiares e colegas. Evita falar da sua homossexualidade, não nega nem assume publicamente e freqüenta lugares públicos típicos da comunidade homossexual. Por último é a aceitação, revelando publicamente a sua orientação, tendo orgulho de ser homossexual.

Quanto ao preconceito, João aconselha que o homossexual deve combatê-lo e fazer uso das leis que o protegem. Desenvolver o autoconhecimento, amparar-se em grupos, freqüentar lugares homo são boas estratégias de defesa, usadas no processo terapêutico.

4 comentários:

Anônimo disse...

Oi Querida:

Voltando de férias(na verdade férias da namorada).Sempre bom passar por aqui e aprender alguma coisa.Beijos.

ZuZa disse...

Oi Mara,
descuLpe a demora pra responder, mas a coisa ta meio corrida, efim, agora tô aqui :)
OLha o Twitter, quando aLguem manda um recado pra vc, vc cLica no @ da pessoa e escreve a mensagem e envia. Tem também a parte de mensagens pessoais, que, até onde eu sei, nao passa peLas outras pessoas. Quanto TwitPic é um serviço que vc usa para postar fotos diretamente pro Twitter. Vc usa seu mesmo Login e senha do Twitter para começar a postar sua fotos. Eu vou te passar meu MSN e se vc quiser me add, a gente conversa meLhor, ta bOm? eu passo paLo emaiL aqui do seu bLog.

bjOs,

@millafersan disse...

muito bom isso muitas vezes não temos espaço, é por isso que muitos criam, infelizmente as vezes de um mod pejorativo e quando não outros queimam .. mas felizmente ha ainda pessoas de bom senso.. bjks..

@millafersan disse...

muito bom isso muitas vezes não temos espaço, é por isso que muitos criam, infelizmente as vezes de um mod pejorativo e quando não outros queimam .. mas felizmente ha ainda pessoas de bom senso.. bjks..