frase do dia: ‘a homofobia é mais uma constatação da perda da ternura no mundo, ser
preconceituoso com os LGBTs é retroceder; além de prejudicar o crescimento humano.’

(letícia spiller - atriz brasileira)

última atualização: 19/08/2009 20:36:42

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

filme: before night falls

título no Brasil: 'antes do anoitecer'
gênero: drama
origem: EUA
ano de lançamento: 2000
direção: julian schnabel
roteiro: lázaro gómez carriles, cunningham o'keefe e julian schnabel, baseado em livro de reinaldo arenas
elenco: javier bardem, olivier martinez, andrea di stefano, johnny depp, sean penn, hector babenco

O poeta e exilado cubano Reinaldo Arenas ganhou seu próprio filme em ‘Before Night Falls’, adaptado do seu livro autobiográfico, pelo artista plástico e cineasta americano Julian Schnabel que mostra a sua vida sofrida de poeta e de cubano na luta pela liberdade de expressão. De simpatizante a perseguido pelo regime de Fidel Castro, saiu da ilha em 1980 na histórica expulsão em massa promovida por Castro, que livrou-se de aproximadamente 200 mil gays, deficientes mentais e criminosos, despachados para os Estados Unidos e países vizinhos em barcos e jangadas. A histórica expulsão já havia sido enfocada no filme Scarface (1983), de Brian de Palma.

A revolução cubana colocou os artistas e homossexuais como proscritos. Reinaldo Arenas era um escritor homossexual. Assim como o irlandês Oscar Wilde na Inglaterra, Arenas também foi preso e conseguiu transformar seu sofrimento de presidiário em bela poesia.

‘Before Night Falls’ relata a sua infância de menino pobre morando na zona rural de Cuba, vivendo com uma tia que era informante da policia, passando para a adolescência durante a revolução cubana, a descoberta da homossexualidade, as perseguições, até seu exílio nos EUA, que o censurou de outra maneira, ignorando-o como poeta e escritor, e sua derradeira desilusão. Vítima da AIDS, em 1990, terminado o livro, no original ‘Antes que anochezca’, sozinho e sem dinheiro, aos 47 anos, suicidou-se com uma dose excessiva de álcool e drogas.

O diretor Julian Schnabel explora a natureza numa belíssima fotografia. Chuva, árvores e terra servem como palco para um mundo de fantasias onde um menino escreve poemas nos troncos das árvores. O filme que foi rodado em apenas dois meses no México, afinal Fidel Castro jamais permitiria que fosse filmado em seu país, é um retrato fiel dos acontecimentos históricos entre 1943 a 1990, mas é sobre a vida de Reinaldo Arenas e não um filme político.

O ponto forte no filme é o elenco. Além de Javier Barden, também atuam como participações especiais, Hector Babenco, os atores Sean Penn, irreconhecível como Cuco Sanchez, o peculiar camponês que encontra o adolescente Reinaldo indo juntar-se aos rebeldes e Johnny Depp fazendo dois papéis, sendo um deles um caricato travesti chamado Bon Bom, prisioneiro e contrabandista a quem Reinaldo confia seus manuscritos e do tenente Victor, o oficial que intercepta o ‘lixo contra-revolucionário’ do escritor.

A interpretação de Javier Bardem como Arenas, no entanto, é o centro de tudo numa atuação sintonizada com a alma do poeta. A trilha sonora é eclética e refinada, as cenas são embaladas por piano erudito, música popular cubana ou pelo pop cult de Laurie Anderson e Lou Reed.




Nenhum comentário: